Quais os benefícios de comer folhas de menta inteiras?

Folhas de menta deixam um ótimo gosto na boca, além de trazer benefícios à saúde

ginger mint image by hazel proudlove from Fotolia.com

A menta deixa um sabor agradável na boca, além de dar gosto à comida. Esse ingrediente é muito popular em diversas culinárias, como no Oriente Médio no e Vietnã, e é valorizado devido a suas propriedades curativas. As folhas de menta deixam um hálito fresco, acalmam o estômago e reduzem inflamações. Elas não são tão eficientes quanto o óleo concentrado de menta, mas trazem os mesmos benefícios à saúde.

Sabor

A menta tem um sabor refrescante que é valorizado em diversas culinárias. Sendo usada fresca, ela é um ingrediente comum em muitos alimentos e bebidas do Oriente Médio, incluindo o tabule e chá de menta. Os vietnamitas também incluem folhas de menta em saladas e enroladas com outros alimentos em folhas de arroz. Amassadas, elas dão um sabor refrescante a dois drinques populares: o julepo de menta e o mojito.

Hálito refrescante

A menta é um ingrediente comum em pastas de dente e enxaguantes bucais. Mastigar suas folhas também tem efeitos refrescantes, e substâncias químicas naturais ajudam a matar as bactérias causadoras do mau hálito.

Digestão

As folhas de menta e o chá feito com ela acalmam o estômago e reduzem os gases, relaxando os músculos do trato digestivo. Ela também ajuda a aliviar náuseas, enjoos e diarreia.

Nutrição

A menta contém nutrientes saudáveis como vitamina C, vitamina A e manganês. A vitamina C ajuda a reduzir os níveis de radicais livres prejudiciais no corpo, a vitamina A é um antioxidante e ajuda a prevenir o câncer e o manganês é importante para a metabolização da gordura e da proteína. Assim como outros vegetais folhosos, a menta é uma fonte de ácidos graxos ômega 3.

Anti-inflamatório

A menta reduz a inflamação e congestão. Mastigar folhas inteiras libera mentol em quantidades que facilitam a respiração. Ela também ajuda a aliviar dores de cabeça.

eHow Brasil
×