Como fazer um caminhão articulado de papelão

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Reutilize suas caixas velhas de papelão para fazer uma versão em miniatura de um caminhão articulado, também chamado de caminhão de 18 rodas, trator-reboque ou jamanta. Montando-o, você terá um brinquedo barato para dar ao seu filho. Ou então, forneça-lhe os materiais necessários para que ele mesmo crie o seu próprio caminhão. Faça mais de um modelo e obtenha uma frota deles. Projete cada um deles com um logotipo personalizado e você terá uma coleção de modelos de papelão personalizados, construídos para garantir horas de entretenimento.

Passo 1

Coloque uma caixa de papelão de 15 x 15 x 45 cm, como por exemplo uma embalagem de 12 latas de refrigerante, longitudinalmente sobre a superfície de trabalho. Feche quaisquer aberturas que ela tiver, se necessário, com fita adesiva transparente. Caso a caixa pareça frágil, enrole-a com fita adesiva para aumentar sua resistência.

Passo 2

Cubra todos os lados da caixa com cartolina, colando-a com cola branca; esta parte da caixa é o baú do caminhão e o compartimento do motor. Antes de colar a cartolina, desenhe nela um logotipo ou escreva um nome com canetinhas, na porção que ficará sobre as laterais mais longas da parte da caixa correspondente ao baú.

Passo 3

Cole cartolina também sobre cada um dos lados da caixa quadrada de papelão de 15 cm, que será a cabine do caminhão. Coloque essa caixa menor no topo da maior, de modo que ela fique a 10 cm da extremidade da caixa maior, e as laterais de ambas as caixas estejam niveladas. Grude as duas caixas com cola quente.

Passo 4

Recorte dois quadrados de 5 cm de cartolina preta ou branca -- a cor depende da hora do dia dentro da cabine do caminhão. Usando a cola branca, cole um quadrado sobre a lateral direita e outro sobre a esquerda da caixa menor, cerca de 5 cm a partir do topo, para fazer as janelas.

Passo 5

Recorte um retângulo de 12,5 x 7,5 cm de cartolina da mesma cor utilizada para as janelas laterais. Cole-o de atravessado sobre a parte frontal da cabine, cerca de 2,5 cm a partir do topo, para formar o para-brisa.

Passo 6

Com cola quente, grude cinco tampinhas pretas de garrafa em cada lado do caminhão; a parte inferior das tampas deve estar nivelada com a base. Espace as tampas entre si, de forma que fique uma tampinha na extremidade dianteira do caminhão, duas perto da extremidade frontal do reboque e as outras duas na parte traseira.

Passo 7

Corte dois círculos de 2,5 cm de cartolina amarela. Cole-os na parte da frente do caminhão, centralizadas e espaçadas 10 cm entre si, para fazer os faróis. Corte dois quadrados de 2,5 cm de cartolina vermelha. Cole-os na parte traseira do reboque, próximos à parte de baixo e espaçados 10 cm um do outro.

Mais recentes

×