×
Loading ...

Como fazer um caminhão basculante com palitos de picolé

Palitos de picolé podem ser usados em vários artesanatos infantis. Com um pouco de cola para artesanato e uma ferramenta rotativa de corte, é possível fazer todo tipo de projeto. Fazer um caminhão basculante de palitos que funcione requer um pouco de engenharia para que a caçamba levante e abaixe, mas é fácil o suficiente para uma criança fazer. Usar uma ferramenta rotativa de corte evitará bordas irregulares quando você cortar os palitos de picolé.

Instruções

A parte de trás do caminhão basculante é chamada de caçamba (dump truck image by Mauro Rodrigues from Fotolia.com)
  1. Coloque quatro ou cinco palitos de picolé horizontalmente em um formato retangular para formar a base do caminhão. Coloque um palito em cima de cada ponta do retângulo verticalmente para formar barras transversais. Corte as barras no tamanho para que elas tenham a mesma largura do retângulo de baixo e cole no lugar. Essa construção básica é como você montará a maioria das outras partes do caminhão.

    Loading...
  2. Cole a cavilha de madeira nas barras transversais para fazer os eixos do caminhão. Corte a cavilha no tamanho certo com a ferramenta rotativa. O eixo deve ser comprido o suficiente para que você possa prender as rodas e as miçangas depois. Passe a roda e a miçanga pela cavilha para que elas fiquem alinhadas com a carroceria do caminhão. Marque até onde elas vão na cavilha e corte o excesso. Tire a roda e a miçanga para usar depois.

  3. Corte 15 palitos de picolé ao meio para começar a montar a cabine do caminhão. Assim como na primeira etapa, faça uma tábua com três palitos na horizontal e dois na vertical. Faça seis tábuas como essa. Cole-as juntas formando uma caixa. Ela será a cabine do caminhão.

  4. Cole a cabine na carroceria. A frente da cabine pode ficar um pouco para fora para haver mais espaço para a caçamba.

  5. Faça uma caixa com cinco tábuas de palitos. Faça três tábuas com palitos de tamanho normal, mas corte-os ao meio para fazer as bordas caixa, pois ela não deve ser mais larga do que a carroceria. Cole as tábuas juntas em forma de caixa. Reforce as bordas internas com fita adesiva.

  6. Pinte o caminhão e as rodas. A parte de baixo da carroceira não precisa ser pintada.

  7. Prenda as rodas no caminhão. Passe as rodas pelas cavilhas e posicione-as para que fiquem quase alinhadas com a carroceria. Cole as miçangas na ponta da cavilha para prender as rodas.

  8. Corte um pedaço de 5 cm de fita adesiva. Coloque metade na traseira da carroceria, deixando a outra metade para fora. Dobre a parte solta, deixando a parte com a cola para fora. Coloque a caçamba na carroceria, pressionando para que ela cole na fita adesiva. Aperte a traseira da caçamba para que ela levante, fazendo o movimento de despejar.

Loading...

O que você precisa

  • Palitos de picolé
  • Cola para artesanato
  • Ferramenta rotativa de corte
  • Cavilha de 30 cm de diâmetro
  • Fita adesiva
  • Rodas de 2 cm de diâmetro
  • Miçangas de 1 cm de diâmetro
  • Tinta
  • Pincéis

Referências

Loading ...
Loading ...