Como fazer um caminhão de madeira

••• handcarved wooden cars image by Joyce Wilkes from Fotolia.com

Apesar de não serem substitutos para os brinquedos super-realistas de hoje em dia, brinquedos de madeira dão uma sensação e visual nostálgicos. Eles são uma maneira eficiente de incentivar a imaginação das crianças ao permitir que participem de brincadeiras criativas. Alguns brinquedos de madeira, como caminhões, possuem poucas partes móveis e por isso não exigem ferramentas ou habilidades especiais para serem feitos. É possível construir seu próprio caminhão com seus filhos utilizando itens encontrados na maioria das lojas de ferragens por um preço baixo. Utilize os caminhões para recreação ou como peças decorativas que podem ser personalizadas.

Passo 1

Coloque a tábua de madeira em uma superfície plana.

Passo 2

Use o lápis e a régua para desenhar um quadrado de 5 cm de comprimento por 5 cm de largura.

Passo 3

Desenhe um retângulo de 5x15 cm na tábua para ser a base do caminhão.

Passo 4

Desenhe quatro círculos na tábua de madeira, cada um com 2,5 cm de diâmetro, que serão as rodas do caminhão.

Passo 5

Utilize a serra para cortar as múltiplas peças da tábua de madeira.

Passo 6

Corte as cavilhas pela metade, utilizando a serra, para fazer 2 peças de 7,5 cm que serão usadas como os eixos para as rodas.

Passo 7

Insira a broca na furadeira e faça um orifício no centro de cada roda de madeira.

Passo 8

Coloque a peça retangular de madeira em uma superfície plana. Utilize o martelo e os pregos de cabeça chata para fazer furos-guia, de aproximadamente 2 mm de profundidade, em cada canto da peça retangular.

Passo 9

Coloque os quatro parafusos olhais em cada um dos orifícios nos cantos da peça retangular. Eles irão segurar as cavilhas de madeira e as rodas no lugar.

Passo 10

Insira uma das cavilhas através dos parafusos olhais na frente do caminhão e a cavilha restante nos parafusos olhais da parte traseira.

Passo 11

Aplique uma pequena quantia de cola para madeira nos furos no centro das peças circulares de madeira e as prenda nas extremidades das cavilhas de madeira.

Passo 12

Vire a base do caminhão de forma que a parte superior do retângulo fique exposta.

Passo 13

Aplique cola de madeira no lado de baixo do quadrado de madeira e prenda-o no topo do retângulo. Posicione o quadrado de forma que fique alinhado com uma das extremidades do retângulo para servir como a parte dianteira do caminhão.

Passo 14

Espere tempo suficiente para que a cola seque. Leia a etiqueta na embalagem da cola para saber o tempo de secagem.

Passo 15

Utilize um pedaço de lixa para lixar qualquer borda áspera do caminhão. Lixe, também, as bordas das cavilhas de madeira para que elas estejam alinhadas com as rodas do caminhão.

Mais recentes

×