Como cantar a partir de partituras para iniciantes

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Na música, solfejar é uma técnica de canto para ensinar a cantar a partir de partituras. Cada nota da partitura é cantada como uma sílaba de solfejar. As sete sílabas são Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó. Para a escala cromática ascendente é Dó, Ré, Ré, Mi, Fá, Fá, Sol, Si, Lá, Lá, Si, Dó e descendente, como Dó, Si, Lá, Lá, Sol, Sol, Fá, Mi, Mi, Ré, Ré, Dó. Cantar a partir de uma partitura não é tão difícil quanto parece. Para iniciantes há algumas dicas para seguir, para se tornar um melhor cantor deste tipo.

Como cantar a partir de partituras

Passo 1

Aprenda a cantar com partituras usando o solfejo Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó e deixe o C centralizado representar o Dó quando estiver cantando e ascendendo e descendendo.

Passo 2

Certifique-se de aprender corretamente que solfejo usar para cada nota inicial antes de começar a cantar. Por exemplo, digamos que sua primeira nota seja E, ao invés do C. Subir o solfejo a partir do Dó, que é o C, C D E (Dó, Ré, Mi), E é o Mi, então comece pelo Mi.

Passo 3

Descubra o ritmo, quantas batidas por tempo e quais notas recebem a marcação após você ter começado a cantar usando o solfejo. Uma vez que tenha descoberto o ritmo e a velocidade, você pode cantar as notas usando o solfejo para ouvir o ritmo da música.

Passo 4

Use a escala cromática do solfejo, se estiver cantando com partituras que tenham semitons na música. Há duas versões da escala cromática, a ascendente e descendente. A ascendendente é Dó, Dó, Ré, Mi, Fá, Fá, Sol, Si, Lá, Lá, Si, Dó e a descendente é Dó, Si, Ré, Lá, Lá, Sol, Si, Fá, Mi, Mi, Ré, Ré e Dó.

Mais recentes

×