Por que meu cão cheira e lambe as paredes?

Cães podem farejar ou lamber as paredes por muitas razões

chocolate lab dog nose image by Paul Retherford from Fotolia.com

Como dono, você pode ficar confuso ou angustiado ao ver seu cão cheirar e lamber as paredes. Pode parecer que não há nenhuma razão para este comportamento estranho, mas há uma série de possíveis causas médicas e comportamentais. Embora lamber as paredes pode ser uma atividade inofensiva, ele também podem ser um sintoma de um problema de saúde subjacente.

Identificação

Os cães são animais naturalmente curiosos e usam seus narizes e bocas para aprender mais sobre o mundo ao seu redor. Apesar de serem conhecidos por cheirar e lamber a maioria dos objetos, ocasionalmente, este comportamento pode tornar-se mais obsessivo. Se seu cão está cheirando ou lambendo as paredes mais do que o habitual, pode ser um sinal de que algo está errado, especialmente se este comportamento é acompanhado de outros sintomas, tais como aumento do apetite e respiração ofegante. Neste caso, é importante consultar um veterinário.

Significado

Os cães podem lamber e cheirar as paredes por curiosidade. No entanto, continuar a lamber é uma indicação de que algo está errado. Então, se você acha que seu cão está exibindo este tipo de comportamento com mais frequência do que o habitual ou obsessivamente, é importante consultar um veterinário para determinar a causa correta.

Causas

O Veterinário Mike Richards, explica que existem muitas causas possíveis por trás deste tipo de comportamento, mas não é um indicador de um problema particular. Pode ser um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo, estresse ou tédio. Ele também diz que poderia ser causado por um problema neurológico, uma condição tal como a doença de Cushing, convulsões ou insuficiência hepática. Medicação ou terapia comportamental pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

Prevenção/Solução

O tipo de tratamento que seu cão recebe para lamber e cheirar as paredes irá depender da causa por trás do comportamento. Causas neurológicas e médicas exigirão tratamento veterinário, enquanto o transtorno obsessivo compulsivo e estresse podem precisar de treinamento comportamento. Como Royal Canin observa, a pica (a ingestão de substâncias não comestíveis) pode significar depressão em um cão. Garanta o seu animal de estimação tenha espaço suficiente, estimulação, brinquedos e exercício para ajudar com problemas comportamentais.

Considerações

Se seu cão está farejando e lambendo as paredes compulsivamente, é importante garantir que ele tenha um suprimento adequado de água potável e de que não existem substâncias tóxicas ou de objetos nas paredes que poderiam causar-lhe mal. É também importante observar o cão cuidadosamente para quaisquer mudanças no seu comportamento. Leve o para o veterinário se o cão começar a lamber-se compulsivamente, pois ele pode se ferir ou provocar dermatite.

eHow Brasil
×