Por que meu cão cheira e lambe as paredes?

••• chocolate lab dog nose image by Paul Retherford from Fotolia.com

Como dono, você pode ficar confuso ou angustiado ao ver seu cão cheirar e lamber as paredes. Pode parecer que não há nenhuma razão para este comportamento estranho, mas há uma série de possíveis causas médicas e comportamentais. Embora lamber as paredes pode ser uma atividade inofensiva, ele também podem ser um sintoma de um problema de saúde subjacente.

Identificação

Os cães são animais naturalmente curiosos e usam seus narizes e bocas para aprender mais sobre o mundo ao seu redor. Apesar de serem conhecidos por cheirar e lamber a maioria dos objetos, ocasionalmente, este comportamento pode tornar-se mais obsessivo. Se seu cão está cheirando ou lambendo as paredes mais do que o habitual, pode ser um sinal de que algo está errado, especialmente se este comportamento é acompanhado de outros sintomas, tais como aumento do apetite e respiração ofegante. Neste caso, é importante consultar um veterinário.

Significado

Os cães podem lamber e cheirar as paredes por curiosidade. No entanto, continuar a lamber é uma indicação de que algo está errado. Então, se você acha que seu cão está exibindo este tipo de comportamento com mais frequência do que o habitual ou obsessivamente, é importante consultar um veterinário para determinar a causa correta.

Causas

O Veterinário Mike Richards, explica que existem muitas causas possíveis por trás deste tipo de comportamento, mas não é um indicador de um problema particular. Pode ser um sinal de transtorno obsessivo-compulsivo, estresse ou tédio. Ele também diz que poderia ser causado por um problema neurológico, uma condição tal como a doença de Cushing, convulsões ou insuficiência hepática. Medicação ou terapia comportamental pode ser utilizada para aliviar os sintomas.

Prevenção/Solução

O tipo de tratamento que seu cão recebe para lamber e cheirar as paredes irá depender da causa por trás do comportamento. Causas neurológicas e médicas exigirão tratamento veterinário, enquanto o transtorno obsessivo compulsivo e estresse podem precisar de treinamento comportamento. Como Royal Canin observa, a pica (a ingestão de substâncias não comestíveis) pode significar depressão em um cão. Garanta o seu animal de estimação tenha espaço suficiente, estimulação, brinquedos e exercício para ajudar com problemas comportamentais.

Considerações

Se seu cão está farejando e lambendo as paredes compulsivamente, é importante garantir que ele tenha um suprimento adequado de água potável e de que não existem substâncias tóxicas ou de objetos nas paredes que poderiam causar-lhe mal. É também importante observar o cão cuidadosamente para quaisquer mudanças no seu comportamento. Leve o para o veterinário se o cão começar a lamber-se compulsivamente, pois ele pode se ferir ou provocar dermatite.

Mais recentes

×