Por que meu gato põe as patas no meu rosto
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Todos os gatos têm "personalidades" únicas e diferentes comportamentos. Alguns donos alegam que seus gatos tendem a pressionar seus rostos com ambas as patas frontais. As circunstâncias variam, mas alguns donos dizem que isso acontece quando eles pegam os gatos no colo para acariciar; outros dizem que isso ocorre enquanto estão dormindo, pressionando as patas em seu rosto e boca.
Toque carinhoso
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Alguns gatos periodicamente aproximam-se de seu dono em descanso e esticam suas patas suavemente e tocam seu rosto. O gato repete este gentil movimento e aguarda que o dono irá mimá-lo, escová-lo ou mostrar alguma afeição. Existem casos também onde o gato coloca a pata no rosto do dono enquanto este dorme; neste caso, o gato provavelmente quer brincar ou quer um pouco de carinho.
Toque pressionado
Pixland/Pixland/Getty Images
Outra forma que os toques com as patas ocorrem são quando os donos pegam seus gatos no colo para fazer carinho, mas os gatos levantam uma ou ambas as patas contra o queixo de seus donos. O gato toca gentilmente, mas firme, contra o queixo e vira sua cabeça para o outro lado. Se é desta forma que seu gato coloca as patas em seu rosto, pode significar que ele não quer afeição naquele momento.
Sovar
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Sovar ou amassar pode ser outro tipo de comportamento comum em gatos e pode ser a causa dos gatos pressionarem seu rosto. O ato de sovar está relacionado a um comportamento afetivo porque seu gato está praticando um ritual instintivo que ele aprendeu quando filhote, que é pressionar as patas contra as tetas da mãe para tomar o leite. É um sinal de afeição, mas as unhas do gato podem causar desconfortos.
Linguagem corporal
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Aprender a ler a linguagem corporal de seu gato o ajudará a respeitar os sentimentos de seu bichano e prover o que ele precisa. Se o gato está ronronando, esfregando-se contra você ou agindo de forma brincalhona antes de tocar seu rosto, provavelmente ele quer afeição. Entretanto, se o gato está te evitando ou dormindo e você o pegar no colo e ele pressionar seu rosto, ele pode estar dizendo "me deixe em paz".
Referências
Sobre o Autor
Jessica Sharpe has been writing since 2003. Her work has appeared in several McGill University publications, including the "Scrivener Creative Review" and "The Channel". Sharpe has also written for the Montreal culture blog She Does the City and has experience as a copywriter. She has a Bachelor of Arts in English literature from McGill University.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images