Por que meu cão está perdendo tufos de pelos?

••• Dogs face image by adrian stones from Fotolia.com

Os cães perdem seus pelos devido a muitas razões. A alopecia canina - o termo médico para esta condição - é normal para alguns cães, já que o pelo cai naturalmente para permitir o crescimento de novos. Para outros, a perda de pelo é um sintoma de uma doença possivelmente séria. Testes realizados pelo veterinário são a melhor maneira de identificar a causa da perda de pelo do seu cão.

Possíveis doenças de perda de pelo

Uma série de doenças causam a perda de pelos em cães. Algumas delas estão relacionadas a doenças específicas, como câncer testicular, sarna e hipotireoidismo, que afetam todos os cães, independente da raça. Outra explicação para o problema pode ser devido a uma condição específica da raça, como vitiligo, uma doença que afeta rottweilers, ou adenite sebácea, que afeta poodles. O estresse também causa a queda de pelos. Os cães também sofrem de calvície.

Sintomas

Dependendo da causa, a perda de pelo pode ser localizada ou generalizada. O pelo pode cair em tufos ou pedaços. A pelagem do cão pode parecer sem vida e frágil. O problema pode ser acompanhado de outros sintomas, incluindo despigmentação da pele, letargia e falta de apetite.

Disgnóstico

Um veterinário precisa realizar um exame completo para determinar a causa da perda de pelo. A Pet Education afirma que o exame pode envolver uma série de testes de diagnóstico para concluir se a perda de pelo é atribuída ou não a uma doença oculta, ou para descartar possíveis doenças que afetam o pelo do cão.

Tratamento

A terapia medicamentosa para curar ou reduzir a possibilidade de perda de pelo é o tratamento mais comum para a maioria das doenças deste tipo. Quando uma doença oculta mais grave é detectada, a cirurgia pode ser necessária, além da terapia medicamentosa.

Nutrição

Em alguns casos, a causa da perda de pelo canina é indeterminada. Quando isto ocorre, a má nutrição pode ser a culpada e uma mudança de dieta é geralmente recomendada. O Dog Health Guide relata que 90% da pelagem de um cão é composta de proteínas e até 30% da proteína necessária para o pelo e a pele vêm da dieta. Uma dieta sem proteína suficiente torna o pelo do cão frágil e sujeito a queda. Aumentar a ingestão de proteína do cão e adicionar um suplemento, como o óleo de peixe, ajuda a restaurar a força e o brilho da pelagem.

Mais recentes

×