Por que o pelo do meu Jack Russell Terrier continua caindo?

O Jack Russell Terrier têm queda de pelo por variadas razões

jack russell image by Empath from Fotolia.com

Os Jack Russell Terriers são conhecidos pela sua inteligência e por seus altos níveis de energia. Sendo cães com pelagem curta, algumas pessoas acham que eles não têm problemas com quedas de pelo. Entretanto, como muitos outros terriers, o Jack Russell possui uma tendência de quedas significativas. As causas podem ser por conta do próprio metabolismo, além de outras possíveis.

Causas

Existe uma variedade de causas para que seu Jack Russell Terrier perder pelo. Pode ser uma nutrição pobre ou até uma condição médica. Em alguns casos, a queda pode ser acionada por uma mudança de ambiente. Isso pode trazer um pouco de trabalho investigativo, na descoberta de uma possível razão para essa queda.

Nutrição

Os Jack Russell Terriers são cães com altos índices de energia e metabolismo. Eles precisam de uma grande quantidade de proteínas de alto padrão e quando isso não acontece, eles tendem a acelerar a queda, como também aumentar as coceiras. De acordo com The Pet Center, muitos problemas de pele podem ser aliviados trocas por alimentos de boa qualidade, como uma alimentação baseada em carnes.

Condições médicas

Quaisquer condições médicas podem levar a uma perda excessiva de pelo. Pode ser uma micose ou um surto de sarna demodécica. Em alguns casos, um desequilíbrio na tireóide pode levar a quedas de tufos de pelo. Se você suspeitar de que possa haver uma condição médica por trás das quedas, leve seu cachorro a um veterinário, para que os exames possam determinar a causa.

Estresse

Essa raça é extremamente inteligente, o que significa que eles podem, às vezes, sofrer de estresse, como uma ansiedade pela separação. Quando um cachorro fica estressado ele pode lamber a si mesmo, até que a sua pele fique em carne viva. Isso é conhecido como dermatite por lambedura, uma condição particular que pode, em algumas vezes, levar à queda de pelo.

Tratamento

Dependendo da causa dessa queda, vários tratamentos estão disponíveis. Você pode aumentar a qualidade da ração do seu animal, de forma a saber se a causa é decorrente de uma deficiência nutricional. Se seu veterinário determinar que existe de fato uma condição médica, você provavelmente terá que medicar seu cão. Se a causa for decorrente do estresse, existem métodos que podem aliviar essa condição. Consulte seu veterinário antes de iniciar qualquer tratamento por conta própria.

eHow Brasil
×