Sinais de fraqueza de caráter
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
De acordo com os pesquisadores Gerald Matthews et al., o filósofo grego Aristóteles foi provavelmente o primeiro escritor a relatar personalidades humanas em seus discursos sobre moralidade. A noção de fraqueza de caráter pode possuir 2300 anos de idade. Muitos anos mais tarde, em 1968, estudantes universitários americanos classificaram traços da personalidade, em um teste conduzido por N.H. Anderson. A sinceridade foi valorizada, enquanto o hábito de mentir, comumente um sinal de mau caráter, foi classificada como menos favorável.
Indecisão
Pessoas que frequentemente mudam de ideia normalmente são consideradas com fraqueza de caráter. A inabilidade de decidir uma atitude pode ser inquietante para os outros, especialmente se forem diretamente afetados pela sua incapacidade de tomar a decisão. A inabilidade de optar por um modo de agir pode indicar que o indivíduo não consegue ponderar os prós e contras de uma situação. Irresolução ou indecisão são normalmente consequências de encontrar vantagens e desvantagens em todas as possibilidades.
Subserviência
Pessoas que se deixam manipular por outras, ou que dominam as outras, são normalmente vistas como de caráter fraco. Muitas pessoas parecer preferir deixar os outros tomarem decisões por elas em vez de assumirem suas responsabilidades, pois costuma ser mais fácil. "Tudo por uma vida calma" é uma frase muitas vezes usada para explicar a natureza subserviente. Entretanto, os indivíduos subservientes podem estar secretamente elaborando planos, se aproveitando das habilidades alheias para subir na vida.
Timidez
Pessoas tímidas são muitas vezes vistas como pessoas de caráter fraco. Indivíduos que participam apenas relutantemente, ou preferem sua própria companhia em vez de estar em grupo, têm medo de serem negativamente avaliados pelos outros. O professor e psicólogo Jerry M. Burger acredita que a timidez está espalhada pela sociedade. Certamente, cerca de 40% das pessoas admitem serem tímidas, com uma significativa parcela dos indivíduos restantes admitindo timidez em situações específicas. Ainda que algumas pessoas considerem a timidez charmosa, pode ser socialmente inibitória.
Outro sinais
Grosseria é muitas vezes um sinal de fraqueza de caráter. Indivíduos rudes ainda não perceberam, ou simplesmente não se importam, que a má educação, a indelicadeza e ofensas estão no final da lista da características preferidas da maior parte das pessoas. Ser sarcástico pode ser divertido em algumas situações, mas é normalmente visto como a forma mais baixa de fazer humor, e pode indicar fraqueza de caráter. Dizer uma coisa e fazer outra, covardia, ostentação e futilidade também podem fazer parte de um caráter fraco.
Referências
- "Traços da personalidade"; Gerald Matthews, Ian J. Deary, Martha C. Whiteman; 2003 [em inglês]
- "Personalidade"; Jerry M. Burger; 2007 [em inglês]
Sobre o Autor
Frank Luger had his first educational resources published in the early 1990s. He worked on a major reading system for Cambridge University Press, became an information-technology adviser and authored interactive whiteboard resources for "The Guardian." Luger studied English literature and holds a Bachelor of Education honors degree from Leeds University.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images