×
Loading ...

Características de um ecossistema florestal

Um ecossistema é definido como uma comunidade de animais, plantas e microrganismos que sobrevivem e interagem uns com os outros no mesmo ambiente. Os ecossistemas podem ser pequenos ou grandes. Um exemplo é um ecossistema florestal, que é habitado por seres vivos coexistindo com fatores físicos do ambiente, como temperatura, luz solar e oxigênio. O ecossistema de uma floresta depende da disponibilidade de grandes recursos para se desenvolver.

Uma ilustração do solo florestal (forest image by Sean Gladwell from Fotolia.com)

Cobertura florestal

A cobertura florestal é uma característica importante de um ecossistema desse tipo. Ela se refere à parte superior de uma comunidade de árvores ou às coroas das plantas. A cobertura florestal serve como interação entre a atmosfera e o solo. Ela é também o habitat superior para alguns organismos. Em sua maioria, é composta de árvores de grande porte. A estrutura da cobertura da floresta não é a mesma em todos os ecossistemas, pois depende da disponibilidade de nutrientes, do arranjo das árvores e das diferenças de espécies. Mais da metade das espécies de plantas é encontrada em um ecossistema florestal, de modo que a biodiversidade é maior na cobertura da floresta. A maioria dos organismos é capaz de sobreviver na cobertura, pois ela está diretamente exposta à luz solar e à água da chuva.

Loading...

Solo florestal

O solo florestal é a característica mais distinta de um ecossistema de floresta. É composto por folhas caídas, caules, ramos, galhos e cascas sobre sua superfície. O solo da floresta também contém substâncias orgânicas e inorgânicas. Muitos organismos vivos, como fungos, bactérias e outros microrganismos, habitam nele. Esse solo é rico em nutrientes e minerais e tem um papel significativo na transferência de nutrientes no ciclo de vida do ecossistema. A maior parte do carbono e da energia é adicionada ao solo da floresta ao longo do tempo. A maioria dos nutrientes do ecossistema florestal vem do solo devido à decomposição de substâncias orgânicas.

Características do solo florestal

O solo é uma característica de um ecossistema que é afetada pelas mudanças no clima, pela geologia, pela quantidade de chuvas e pela vegetação. O solo das florestas temperadas é mais fértil, pois as folhas das árvores caem a cada outono. Esses detritos contribuem para as camadas de material biológico lá encontradas. As folhas velhas se tornam uma fonte de alimento para as bactérias e fungos. Esses organismos facilitam a quebra das folhas e outros materiais orgânicos. A decomposição enriquece o solo, pois fornece mais nutrientes para as árvores vivas e as plantas no ecossistema. No entanto, o solo em florestas tropicais tem baixa qualidade por causa das chuvas torrenciais. A chuva constante corrói e dissolve os nutrientes antes que as árvores possam se beneficiar deles.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...