Alimentos com manose

••• CGissemann/iStock/Getty Images

A manose é um açúcar de seis carbonos encontrado em várias frutas e legumes. Este açúcar não é encontrado na forma livre em alimentos, mas sim como parte das cadeias de polissacáridos ligadas a uma variedade de proteínas. De acordo com a NYU Langone Medical Center, o organismo pode obter manose a partir da glicose, por isso, não há recomendações nutricionais para esse açúcar.

Frutas

arinahabich/iStock/Getty Images

Muitas frutas contêm níveis elevados de manose. Estes incluem groselha negra, groselha vermelha, groselha, amora, suco de cranberry, tomate, maçã, pêssego, laranja e mirtilo. Também é encontrada em semente de palma o óleo comestível de palmeiras.

Vegetais

CGissemann/iStock/Getty Images

Os legumes também são uma boa fonte de manose. Altos níveis de manose são encontrados em grãos verdes, repolho, brócolis, berinjela, nabo, grão de café verde, cogumelos shiitake e algas. A manose também é encontrada em goma de alfarroba, a goma extraída da planta de alfarroba, e de goma de guar, a fibra a partir das sementes da planta guar. Na planta de goma de guar e de alfarroba, a manose está na forma de galactomanano, que são polímeros de manose e galactose.

Ervas e especiarias

Thomas Demarczyk/iStock/Getty Images

Uma fonte de manose em ervas é a planta de Aloe vera. A Aloe vera contém acemanana, uma cadeia de moléculas de polissacarídeos de manose. Ela também é encontrada na pimenta caiena.

Fontes em graõs e leguminosas

konok1a/iStock/Getty Images

A manose é encontrada em feno-grego. As sementes de feno-grego são pequenas, marrons amareladas, da vagem de uma planta tipo grão. No feno-grego, a manose está na forma de um galactomanano, um polissacarídeo de manose e galactose. A manose também é encontrada na soja, feijão e feijão-de-lima.

Alimentos processados

Dreamer2011/iStock/Getty Images

Os sorvetes comercialmente fabricados contêm manose por causa da presença de alfarroba, ou a goma de alfarroba, e a goma de guar. A goma de alfarroba, ou goma de caroba, é usada no sorvete para melhorar sua textura e reduzir o derretimento. Como a goma de alfarroba é também utilizada no cream cheese, frutas processadas e molhos para saladas, estes alimentos contêm também um certo grau de manose, geralmente na forma de polissacáridos de manose, ou galactomananos.

Mais recentes

×