Como fazer um carregador de bateria transformador e retificador
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Para carregar uma bateria, é necessário aplicar um pouco de corrente contínua (DC). A energia elétrica que sai da parede é de corrente alternada (AC), porque AC viaja melhor do que DC. Portanto, para fazer um carregador de bateria, você precisa converter AC em DC. Outro problema é que a energia elétrica que sai da parede é de 120 volts, e para carregar uma bateria, você precisa de muito menos tensão. Felizmente, um dos principais componentes de um dispositivo que muda de AC para DC é um transformador, um componente que pode mudar o nível de tensão.
Step 1
Alimente a corrente que sai da parede para o enrolamento primário de um transformador. Você deve escolher um transformador que passe a tensão até o nível das baterias que você deseja carregar. Se for carregar baterias de 6 volts, a razão entre os enrolamentos no lado primário do transformador será 20 vezes maior que os enrolamentos do lado secundário, porque 120/6 = 20. Então, 120 volts AC entram e 6 volts AC saem.
Step 2
Envie a saída do transformador — a bobina secundária — para dois cantos de uma ponte de Wheatstone. Essa é uma estrutura em forma de losango feita pela ligação de quatro diodos, de modo que quando as entradas — dois cantos do losango — recebem uma corrente alternada, as partes positivas do ciclo sempre irão para um canto da ponte, e as negativas para o outro canto dela. Uma ponte de Wheatstone converte AC em DC, mas é um tipo incomum de DC. A corrente vai sempre na mesma direção, mas ela oscila entre zero e um máximo de duas vezes a taxa que o AC oscilou.
Step 3
Envie o "DC ondulante" através de um filtro. Filtros consistem em bobinas que se opõem a mudanças na corrente. Pouco antes da bobina há um condensador no circuito. Com o aumento de corrente, a bobina se opõe à mudança e recupera alguns dos elétrons para as placas do condensador. Quando a corrente cair, esses elétrons armazenados descarregarão e serão adicionados à corrente em declínio. Esses dois componentes trabalham juntos para atenuar as ondas, preencher os vales de ondulações DC e tornar o fluxo de corrente suave.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Dica
- Para uma alternativa de baixo custo, quando a quantidade de ondulação não for importante, você pode substituir a bobina por um resistor mais barato. Resistores não funcionam tão bem nessa aplicação, mas ainda assim funcionam e são muito mais baratos.
Advertência
- A tensão de saída de um retificador é fixa, sendo determinada pelo transformador. Se você quer ter várias tensões diferentes para carregar vários tipos diferentes de baterias, deve colocar uma série de resistores em toda a saída do retificador. Os resistores devem ser escolhidos de forma que o aproveitamento entre eles proporcione os níveis de tensão que necessitar.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images