×
Loading ...

Como fazer um carregador USB de energia solar

É fácil construir um carregador USB solar para aqueles momentos longe de casa em que você fica sem bateria. Esse apetrecho compacto é dobrável de forma que você pode guardá-lo em um bolso ou uma mochila, e ele irá carregar qualquer dispositivo portátil que se conecta a uma entrada USB. Apesar que você provavelmente não queira usá-lo como uma fonte de carga principal, visto que levaria tempo demais para uma recarga completa, o carregador USB solar irá livrá-lo do aperto se ficar sem bateria no meio do nada.

Instruções

Use célular fotovoltaicas para fazer um carregador USB para seus dispositivos (solaire image by guy from Fotolia.com)
  1. Conecte duas células solares em série soldando o terminal positivo de uma célula solar ao terminal negativo da seguinte. Aqueça o ferro de soldar e aplique um pouco de solda a uma ponta de um pedaço de fio de 5 cm, e então faça o mesmo ao terminal positivo, juntando-o na ponta do fio. Aqueça a junta entre o fio e o terminal e deixe que a solda derretida flua sobre a junção enquanto segura o fio de solda no lado oposto do fio e o terminal. Solde o fio ao terminal negativo da outra célula da mesma maneira. Agora, repita esse procedimento com as outras duas células solares. Use esse mesmo procedimento de soldagem a partir de agora. Conectar as células solares em série dessa forma soma a voltagem das duas células de forma que ambas juntas fornecem 5 volts ao invés de 2,5 volts.

    Loading...
  2. Solde o diodo Schottky ao terminal positivo de uma das células solares, não faz diferença qual. Um lado do diodo possui uma linha branca e o outro não; solde o terminal sem linha branca do diodo ao terminal positivo.

  3. Corte o fim do cabo de extensão USB contendo o conector fêmea e remova 5 cm da capa, expondo os fios preto, vermelho e branco. Não use o lado do conector macho do cabo. Agora, solde o fio vermelho ao terminal do diodo Schottky que não está soldado. Então, solde o fio preto ao terminal negativo livre no outro par de células solares.

  4. Conecte os dois pares de células solares em paralelo soldando o terminal positivo de um dos pares ao terminal positivo do outro par de células. Então, faça o mesmo para os terminais negativos, soldando o terminal negativo de um par ao terminal negativo do outro par. A fiação em paralelo dobra a corrente de saída porém não muda a voltagem.

  5. Cole um pedaço de fita dupla-face atrás de cada célula solar, então coloque as células dentro da capa plástica transparente de CD e cole o outro lado da fita ao interior da capa. Em seguida, feche a capa usando a fita adesiva transparente e reforce o cabo USB usando a mesma fita para que ele não saia com um puxão acidental. O carregador USB solar está pronto para ser usado.

Loading...

Dicas

  • Desligue o dispositivo USB completamente sempre que estiver usando o carregador solar para a recarga mais rápida possível.

O que você precisa

  • Quatro células solares de 2,5 volts
  • Ferro de soldar
  • Solda com núcleo de resina
  • Fio elétrico
  • Diodo Schottky
  • Cabo de extensão USB
  • Alicate desencapador
  • Capa plástica transparente de CD
  • Fita adesiva dupla-face
  • Fita adesiva transparente

Referências

Loading ...
Loading ...