×
Loading ...

Por que usar carvão em um aquário?

Apesar de não ser o único método de filtração adequado para aquários de peixes, uma forma de carvão conhecida como carbono ativado proporciona uma função de limpeza importante, removendo toxinas que podem matar ou provocar doenças nos peixes.

Por que usar carvão em um aquário? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tipos de filtração

Entre os três tipos principais de filtração de aquário, mecânica, biológica e química, o uso do carvão é classificado como um método químico. Ao remover as substâncias nocivas, incluindo o cloro e alguns metais pesados, o carvão complementa as esponjas de filtração mecânica (removem partículas e resíduos grandes) e a filtração biológica por meio de discos de cerâmica ou cilindros (estimulam o crescimento de bactérias benéficas que consomem a amônia nociva e auxiliam o bom funcionamento do sistema ​​imunológico dos peixes).

Loading...

Como o carvão funciona

As características do carvão fazem com que ele aja como uma esponja natural, absorvendo substâncias químicas nocivas e isolando-as sem causar danos até que você remova e limpe o carvão ou substitua-o.

Claridade da água

As partículas de substâncias absorvidas pelo carvão também contribuem para tornar a água transparente e brilhante, melhorando a estética do aquário.

Limpeza e substituição

Apesar de seus benefícios para a filtração, as propriedades químicas de limpeza do carvão têm seus limites. O carbono ativado desgasta-se ao longo do tempo à medida que absorve produtos químicos. Você pode limpar o carvão uma ou duas vezes e colocá-lo de volta no aquário, mas, cedo ou tarde, ele precisará ser substituído. A limpeza ou substituição deve ser feita pelo menos uma vez por mês para garantir uma filtração química consistente.

Quando não usar carvão

As qualidades absorventes do carvão tornam-se uma desvantagem quando se tenta tratar peixes infectados por doenças. O carbono ativado absorve a maioria dos tipos de medicamentos, portanto, você deve removê-lo sempre que iniciar um tratamento de peixes doentes. No final dos processo, a reintrodução do carvão no aquário ajuda a remover o excesso de produtos farmacêuticos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...