Como converter um metro cúbico de carvão para uma tonelada?

••• winter coal image by Rick Smith from Fotolia.com

Converter unidades de volume para unidades de peso exige o conhecimento da densidade do material envolvido. Por exemplo, converter 10 l (uma unidade de volume) de gasolina para quilos (uma unidade de peso) exige a sua densidade, isto é, a massa por volume. Da mesma maneira, converter metros cúbicos de carvão para toneladas é simples, uma vez que tiver a sua densidade.

Passo 1

Visite o site Simetric para rever sua tabela de referências para as massas dos materiais, que inclui massas para vários tipos de carvão.

Passo 2

Encontre a variação de massa para um metro cúbico de carvão. Há tipos diferentes de carvão que variam bastante por peso. O carvão betuminoso pesa cerca de 833 kg/m³, enquanto o antracito mais denso pode ter quase o dobro desse peso, ou 1.506 kg/m³.

Passo 3

Converta o peso. Uma tonelada é uma unidade métrica igual a 1.000 kg. Dividir o peso em quilogramas por 1.000 produz o peso em toneladas.

Um metro cúbico de carvão pesa 833 kg, que é equivalente a 0,83 t, enquanto o carvão que pesa 1.506 kg, é igual a 1,506 t.

Mais recentes

×