Como converter um metro cúbico de carvão para uma tonelada?

Uma pilha de carvão tem um peso específico por unidade de volume

winter coal image by Rick Smith from Fotolia.com

Converter unidades de volume para unidades de peso exige o conhecimento da densidade do material envolvido. Por exemplo, converter 10 l (uma unidade de volume) de gasolina para quilos (uma unidade de peso) exige a sua densidade, isto é, a massa por volume. Da mesma maneira, converter metros cúbicos de carvão para toneladas é simples, uma vez que tiver a sua densidade.

Step 1

Visite o site Simetric para rever sua tabela de referências para as massas dos materiais, que inclui massas para vários tipos de carvão.

Step 2

Encontre a variação de massa para um metro cúbico de carvão. Há tipos diferentes de carvão que variam bastante por peso. O carvão betuminoso pesa cerca de 833 kg/m³, enquanto o antracito mais denso pode ter quase o dobro desse peso, ou 1.506 kg/m³.

Step 3

Converta o peso. Uma tonelada é uma unidade métrica igual a 1.000 kg. Dividir o peso em quilogramas por 1.000 produz o peso em toneladas.

Um metro cúbico de carvão pesa 833 kg, que é equivalente a 0,83 t, enquanto o carvão que pesa 1.506 kg, é igual a 1,506 t.

×