O que causa bolhas de ar em tintas?
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Há muitas complicações possíveis ao pintar um novo projeto, e uma das mais comuns e frustrantes são bolhas de ar na tinta que seca. Entender como e por que as bolhas se formam é o primeiro passo para manter seu trabalho livre dessas visitas inconvenientes.
Aplicação
A aplicação incorreta da tinta muitas vezes faz com que bolhas de ar fiquem presas entre a pintura e a parede, o que gera espuma ou depressões depois da secagem. Se a tinta for aplicada com pressa, grandes quantidades de ar ficam presas nela por conta de aplicações desajustadas. Ao usar um rolo, é importante usar uma cobertura com a textura apropriada. Usar uma textura mais pesada prende o ar na tinta durante a aplicação. O espalhamento excessivo da tinta também causa bolhas, pois a pintura fica fina demais, seca mais rápido e prende o ar dentro do produto final.
Preparação
Aplicar a tinta sobre uma superfície de baixa qualidade ou não selada lhe dará uma textura bruta, com bolhas presas entre a parede e a tinta. Antes de pintar, um primer ou um selante devem ser aplicados. Dependendo da superfície e tinta, o tipo de selante pode variar. Todas as variedades de tintas aplicáveis para cada variedade de selante devem constar na lata do produto. Aplicar o selante minimiza a chance de bolhas ficarem presas entre a superfície e sua tinta, bem como o número de camadas usadas para alcançar uma cor viva.
Ambiente
Pintar durante temperaturas extremas pode fazer com que a tinta seque muito rápido ou congele. Secar mais rápido pode soar como vantagem, mas, na verdade, isso faz com que a tinta seque antes que as bolhas tenham tempo suficiente para escapar da tinta, deixando o resultado com marcas. Toda lata de tinta possui uma temperatura recomendada impressa na etiqueta.
Solução
Permita que o selante seque bem antes de começar a pintura. Uma vez que esteja seco, lixe-o e livre-se de bordas e de bolhas. Deixe a poeira assentar e limpe a superfície com uma toalha molhada antes de começar a pintar. Mexa a tinta lentamente antes de começar os trabalhos para permitir que bolhas grandes escapem. Ao pintar, preste atenção à superfície da tinta aplicada. Se perceber bolhas demais, vá mais devagar com a pintura.
Mais Artigos
Estou tendo problemas com bolhas de ar na tinta com rolos de pintar →
Posso usar tinta para a área externa dentro de casa?→
Qual tinta spray devo usar para pintar uma estátua de concreto em ambiente externo?→
Pintando com tinta à base de água usando compressores e pistolas de tinta→
É possível aplicar textura por cima de uma parede pintada?→
Que tipo de tinta usar em um capacho de borracha→
Referências
Sobre o Autor
Casey Helmick is a full-time writer from Ohio who started writing during November of 2008. He has written for many different clients including online magazines such as Elocal USA and BAN software websites.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images