É possível aplicar textura por cima de uma parede pintada?
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Texturas ou estuque em gesso podem proporcionar a sua casa o charme das paredes estilo velho-mundo europeu. Esse visual pode ser pintado de qualquer cor, podendo ser aplicado na maioria das superfícies, até mesmo em paredes já pintadas. Ainda assim, antes de adicionar grandes quantidades de textura às paredes ou teto da sua casa, realize um trabalho de preparação adequado. Entenda qual a melhor forma de adicionar textura às paredes pintadas para garantir adesão apropriada entre o gesso e a superfície da parede.
Tipos de gesso
O gesso aplicado sobre uma superfície pintada não deve ter mais de 6,5 mm de espessura. Qualquer espessura além disso não aderirá bem à superfície da parede, podendo exibir rachaduras quando secas. O gesso veneziano e os acabamentos para gesso acartonado são os mais utilizados sobre tinta. Lembre-se de testar amostras em trechos da parede antes de cobri-la completamente. O visual da textura é permanente e difícil de remover depois de concluído.
Preparação da superfície
Lixar todo o brilho da superfície pintada é importantíssimo para ajudar a textura a aderir à superfície. Se a tinta for muito brilhante, ela não segurará a textura recém-aplicada. Use lixa média acoplada a um cabo. Não deixe ventilações abertas no cômodo e desligue quaisquer sistemas de aquecimento ou resfriamento de ar. Evite inalar a poeira ou que ela caia nos seus olhos usando máscara e óculos de proteção.
Método
Use uma espátula para gesso para aplicar a textura na superfície pintada. Ponha uma pequena quantidade do gesso na superfície plana da espátula. Passe-a na parede e crie a textura. Não é preciso cobrir toda a superfície. Lembre-se de aplicar somente camadas finas de gesso. Deixe o material secar. Para testar se a textura já está pronta para uma camada adicional ou para tinta, toque a superfície. Se estiver fria, ainda está molhada por baixo. Espere várias horas até que seque.
Dicas adicionais
Se não tiver certeza se a superfície é apropriada para receber a textura, aplique uma ou duas demãos de primer de adesão. Ele confere adesão extra entre a parede e o próximo material aplicado, incluindo a textura. Se a tinta for lisa e brilhante, é melhor adicionar uma camada de tinta casca de ovo ou cetim. A superfície lisa pode absorver umidade demais do gesso muito rapidamente, fazendo com que surjam rachaduras no material.
Referências
- "Professional Faux Finishes Made Easy"; Patrick Daly; 2005 [em inglês]
- "Its Faux Easy with Gary Lord"; Gary Lord; 2004 [em inglês]
Sobre o Autor
Julie Hampton has worked as a professional freelance writer since 1999 for various newspapers and websites including "The Florida Sun" and "Pensacola News Journal." She served in the U.S. Army as a combat medic and nurse for over six years and recently worked as the Community Relations Director for a health center. Hampton studied journalism and communications at the University of West Florida.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images