O que causa a explosão de lâmpadas?

Conheça as causas mais comuns de explosões de lâmpadas

Visage/Stockbyte/Getty Images

A lâmpada é um dos objetos domésticos mais comuns. Composta por um bulbo de vidro com um filamento interno, a lâmpada recebe uma corrente elétrica que percorre seu filamento, fazendo com que o metal se aqueça e brilhe. Esses objetos são feitos de vidro e frequentemente possuem um revestimento interno para modificar o brilho do filamento. Seu interior deve ser selado a vácuo para que não haja nenhum gás. Mesmo quando montado e utilizado adequadamente, as lâmpadas podem explodir ocasionalmente devido a inúmeros motivos e, às vezes, por causa de uma combinação entre eles.

Lâmpada

Causas relacionadas à fabricação

Danos pequenos durante a fabricação de uma lâmpada podem, eventualmente, levar a uma explosão. Se o bulbo de vidro não for selado adequadamente, o ar entrará na lâmpada, e o aumento da quantidade de oxigênio e as mudanças de pressão entre o interior e exterior resultarão na queima precoce do filamento e na explosão do vidro. Além disso, quanto mais a lâmpada é usada, mais desgaste o filamento sofre. Normalmente, ele simplesmente queima, mas pode ser lançado através do vidro, fazendo com que a lâmpada exploda por causa da força da ejeção.

Causas ambientais

Mesmo que a lâmpada seja feita de forma correta e que mantenha sua integridade, ela ainda pode explodir devido a causas externas. Quando é ligada, por exemplo, a lâmpada pode ficar muito quente. Se nesse momento entrar em contato com água fria, mesmo que sejam somente algumas gotas, a mudança de temperatura pode causar a contração do vidro e sua fratura. Picos de energia, especialmente relâmpagos, são responsáveis por inúmeros casos de explosões. Se muita energia percorrer o filamento, ele pode se romper, fazendo com que a lâmpada exploda de dentro para fora, e uma fiação defeituosa, que pode resultar em picos de energia e flutuação de eletricidade, também pode criar efeitos semelhantes.

eHow Brasil
×