×
Loading ...

O que causa uma lesão no corno posterior do menisco?

A lesão do corno posterior do menisco é um dilaceramento que ocorre na parte traseira do menisco lateral ou do menisco medial, que são duas estruturas com formato de meia lua que têm a função de diminuir o impacto e estão localizadas em cada joelho. As pessoas podem desenvolver lesões meniscais agudas ou degenerativas.

Lesão do corno posterior do menisco

De acordo com a Steadman Clinic, as lesões são mais prováveis de ocorrerem nos cornos anteriores e posteriores de um menisco que nas outras partes dele.

Loading...

Lesões agudas

Os pacientes podem desenvolver lesões meniscais agudas em decorrência de prática de esportes ou outros movimentos bruscos que torcem o joelho enquanto ele é dobrado e suporta o peso do corpo. Essas lesões causam dor, inchaço e fazem com que a pessoa se movimente anormalmente.

Lesões degenerativas

As pessoas mais velhas podem ter lesões meniscais degenerativas provocadas até mesmo por simples movimentos feitos com o joelho, porque os meniscos enfraquecem e perdem elasticidade conforme as pessoas envelhecem. Os pacientes podem notar inchaço, sentir dor ou, em alguns casos, não terem nenhum sintoma.

Diagnóstico

Os médicos avaliam a dor e o movimento do joelho do paciente durante um exame físico e podem usar exames de imagem como raios X ou exames de ressonância magnética para diagnosticar uma lesão no corno posterior do menisco.

Tratamento

Os médicos podem tratar as lesões menos graves desse tipo com alguns meses de observação e podem recomendar que o paciente use uma joelheira articulada e deixe de fazer certas atividades. As lesões meniscais com sintomas graves e duradouros podem requerer uma ressecção cirúrgica ou a substituição por um implante de menisco ou transplante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...