O que causa o nascimento de cachorros mortos?

Um ou dois filhotes de uma ninhada podem nascer mortos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Assistir uma cadela trazer novos filhotes para o mundo é uma experiência emocionante. No entanto, nem todos os cachorros sobrevivem ao processo. De fato, não é incomum que um ou dois filhotes nasçam mortos durante o parto. Há muitas razões para um filhote de cachorro nascer morto, incluindo aquelas relacionadas ao seu tamanho, posição no canal de parto e infecções maternas.

Obstrução do canal pélvico

Uma das razões de um filhote nascer morto é que ele pode ser grande demais para passar facilmente através do canal do parto, o que faz com que fique preso. Este problema é chamado de obstrução do canal pélvico. Enquanto a mãe está lutando para empurrar o filhote para fora, o saco de água segurando-o no ventre pode quebrar. Sem a bolsa, o filhote pode se sufocar, por falta de oxigênio. Algumas raças apresentam mais risco de obstrução do canal pélvico durante o parto do que outras, como os cães com cabeças grandes Bulldogs Inglês, pequinês e Boston Terriers.

Virados

Se um filhote muda de posição durante o parto, ele pode nascer morto. Filhotes presos se viraram durante o parto e, ao invés de sair do útero para a vagina de cabeça, eles ficam virados, tentando sair de lado ou com a parte traseira primeiro. Filhotes virados que não são empurrados (ou puxado por um ajudante) dentro de dois a dez minutos podem ter seu cordão umbilical presos ou a bolsa d'água rompida, o que pode provocar sufocamento.

Infecções bacterianas

Um filhote morto de cachorro pode ter sido vítima de uma infecção bacteriana enquanto a mãe estava grávida. Há uma série de infecções bacterianas que afetam os cães e podem causar abortos espontâneos e filhotes natimortos, incluindo a brucelose. Esta infecção bacteriana pode ser transmitida durante o acasalamento e pode causar aborto espontâneo dos filhotes no terceiro trimestre de gestação. Infecção por herpesvírus canino, toxoplasmose, micoplasma e ureaplasma, são outras infecções bacterianas que podem matar os filhotes ou torná-los natimortos.

Causas diversas

Há uma série de fatores que podem causar um nascimento de um filhote natimorto. O cão pode ter uma deficiência congênita ou nutricional, quando ainda no útero. Embora natimortos não sejam incomuns, determinar a causa pode não ser possível sem uma autópsia e análise cromossômica do corpo. Se você quiser descobrir a causa da morte de seu cachorro, guarde o corpo depois que ele nascer. Coloque-o, juntamente à bolsa d'água, na geladeira (não congele) e chame o seu veterinário para obter mais instruções.

eHow Brasil
×