Estágios de desenvolvimento do filhote de cachorro durante a gravidez
Sem a assistência de um profissional treinado que sabe como apalpar o estômago para confirmar a presença de filhotes, diagnosticar a gravidez de um cão pode ser um desafio dentro das primeiras semanas. Mudanças na aparência dos mamilos da mãe, assim como em seu apetite e comportamento, são muitas vezes tão sutis que os estágios iniciais da gravidez acabam passando despercebidos.
Por volta da terceira semana, as células do embrião se multiplicam e implantam-se no útero do cão para iniciar o processo de desenvolvimento. Nesse estágio – cerca de 26 a 32 dias de criação – um veterinário provavelmente será capaz de apalpar e confirmar a presença dos filhotes.
Estágio 1
Estágio 2
Por volta da quarta semana, os ocupantes do útero do cão começam a se sentir em casa. Os olhos e faces dos filhotes começam a se desenvolver e suas medulas espinhais ganham forma, Durante esse período, o feto é mais suscetível a problemas, dos quais em casos estremos podem causar morte fetal. Enquanto alguns dos obstáculos congênitos podem ser bastante óbvios imediatamente após o nascimento, muitos - como defeitos nos órgãos de funcionamento – ficarão ocultos até entrar nos estágios de formação da vida do filhote.
Em seguida – por volta da quinta e sexta semana – os filhotes podem dobrar seu tamanho para cerca de 20 a 30 mm. Agora eles começam a se parecer com filhotes, formando dedos e garras assim como pequenos tocos de bigode abaixo do nariz. Seus olhos ainda estão fechados e o pigmento da sua pele ja se formou. Nesse estágio, seus corpos ja se desenvolveram a ponto de determinar o sexo e de um estetoscópio conseguir detectar batimentos cardíacos com facilidade.
Estágio 3
Na fase final da gravidez, os filhotes continuam seu desenvolvimento com segurança dentro do útero. Eles continuam a crescer e começarão a se mexer la dentro enquanto o corpo da mãe se prepara para o parto.
Os filhotes ficarão em uma ou duas posições dentro do útero, em preparação para sua grande entrada ao mundo: anterior (nariz e patas dianteiras apontando para o canal do parto) e posterior (rabo e patas traseiras aparecem primeiro).
Antes do nascimento, eles serão colocados em duas bolsas. A externa romperá durante o processo de nascimento.
Mais Artigos
Referências
- O Livro Didático Completo da Enfermagem Veterinária; Victoria Aspinall; 2006 [em inglês]
- VPI Pet HealthZone - Desenvolvimento Fetal/Embrionário [em inglês]
Sobre o Autor
Sandra Bricker is writer and editor with more than 20 years of experience. Along with her own novels, she has also published countless articles and short stories for clients such as Demand Studios, T-Mobile and Dorchester Media. Bricker studied English and professional writing at New York's Ellis College.