O que causa a queda de uma palmeira?
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images
As palmeiras se adaptaram às condições de clima quente de maneira notável. Elas são tolerantes a secas e podem suportar a exposição à maresia e a solos com alto teor de sal. Elas prosperam em solos arenosos e muitas vezes suportam furacões. No entanto elas não são imunes a danos. Existe uma série de condições ambientais e de doenças que pode causar a queda de palmeiras, criando assim riscos para pessoas e bens.
Os ventos fortes
Embora as palmeiras cresçam em zonas de furacões, elas geralmente são capazes de suportar ventos de 120 km a 240 km por hora que ocorrem durante essas tempestades. Às vezes, porém, por causa de um sistema radicular fraco ou algum outro problema, as palmeiras podem tombar. Palmeiras derrubadas pelos ventos de furacão muitas vezes sujam ruas e propriedades. Comunidades podem tentar salvar algumas reposicionando-as no solo e apoiando-as até que o sistema radicular se restabeleça. Muitas vezes, as palmeiras não podem ser salvas, e novas árvores são plantadas em seu lugar.
Inundação
Palmeiras podem resistir a inundações temporárias, mas longos períodos com suas raízes na água enfraquecem seu sistema radicular e causam a queda e eventualmente morte dela, de acordo com os horticultores Timothy K. Borschat e Jonathan H. Crane, da Universidade da Flórida. Quando as raízes se tornam muito encharcadas, as palmeiras se rompem na linha da raiz. Cavar uma vala de escoamento para drenagem da água pode ajudar a prevenir o apodrecimento das raízes e salvar a árvore.
Raios
Ocasionalmente, durante tempestades violentas, um raio atinge a palmeira, causando a queda da copa, rachaduras e sangramento no tronco dela. O tratamento de um arborista experiente muitas vezes pode salvar a árvore, mas, às vezes, o dano é muito grande e ela deve ser removida para evitar a queda.
Apodrecimento do tronco
A podridão no tronco causada pelo fungo Thielaviopsis paradoxa pode afetar palmeiras e destruir toda a madeira do tronco. A infecção geralmente ocorre através de uma ferida na árvore; se ocorrer na parte superior, derrubará a copa, e se ocorrer na parte inferior, causará o colapso de toda a palmeira. Trate a doença com um fungicida adequado recomendado pelo seu serviço de extensão agrícola local. Evite a disseminação do fungo esterilizando o material de poda com uma solução de cloro a 25%.
Danos causados por insetos
Palmeiras também pode cair após danos extensos causados por insetos que se alimentam de madeira, como cupins. Os insetos podem enfraquecer tanto as estruturas de suporte da árvore que a madeira colapsa sobre si mesma e a palmeira cai. A monitoração cuidadosa da árvore e aplicação de pesticidas quando indicado ajuda a evitar esse problema.
Referências
Créditos Fotográficos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images