O que fazer se um pinheiro estiver amarelando
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images
Agulhas amareladas em plantas perenes, como pinheiros, muitas vezes são motivo de preocupação e exigem controle imediato para evitar a propagação e manter a saúde da planta. Como uma série de fatores causam esse problema, é necessário diagnosticar a razão da descoloração antes de tratar o problema e adotar estratégias para evitar futuros surtos.
Causa
Há várias razões para as agulhas ficarem amareladas em um pinheiro. Um local de plantio indevido causa esse problema em um pinheiro recém-transplantado. A falta de irrigação ou exposição à seca extrema faz com que as agulhas amarelem e murchem na parte superior da árvore antes de se espalharem e cobrir toda a folhagem. Sal ou herbicida excessivo faz com que as pontas das agulhas fiquem amarelas e, depois, toda a superfície fica vermelho-púrpura ou marrom. Pragas e doenças causam descoloração e manchas nas agulhas, além de outros sintomas, como a atrofia do crescimento, cancros e queda prematura. Insetos, como pulgões e ácaros, também causam esse problema.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com a causa e a escala da descoloração. Transplante o pinheiro para um lugar que atenda às suas condições de crescimento ou replante-o posicionando seu colo ao nível do solo. Evite plantar a árvore no solo úmido, já que as raízes não conseguem absorver o oxigênio, fazendo com que a folhagem fique amarelada. Espalhe as raízes em diferentes direções na cova de plantio. Forneça um fluxo constante de água ao redor da árvore para aliviar estresse hídrico. Sature o solo com água para remover sais fertilizantes acumulados que fazem com que as agulhas fiquem amareladas. Corte partes doentes do pinheiro com tesouras afiadas esterilizadas e descarte os recortes imediatamente. Pulverize a árvore com fungicidas registrados, para conseguir o controle e evitar a propagação. Mergulhe pequenas infestações de insetos com um óleo de horticultura ou use um inseticida de baixa toxicidade para o tratamento de grandes infestações.
Prevenção
Plante o pinheiro em um solo argiloso ou arenoso, com pH entre 5,5 e 6,5. Adote boas práticas culturais para evitar que as agulhas fiquem amareladas. A descoloração da agulha não apenas causa danos estéticos, mas também aumenta o estresse que torna a árvore suscetível a pragas e doenças. Irrigue o pinheiro regularmente, especialmente durante os períodos prolongados de seca, para evitar que o solo seque. Siga um programa de fertilização regular para evitar o excesso de adubação do pinheiro. Minimize as chances de doenças adotando boas práticas de saneamento e minimizando o estresse da planta.
Considerações
Semelhante a outras árvores, pinheiros sofrem o processo natural de perda de agulha. As agulhas mais velhas, sobre a folhagem, ficam amarelas e caem para dar lugar a um novo crescimento. Se você descartar outras causas possíveis de descoloração das agulhas, resta apenas o envelhecimento natural, o que elimina as opções de tratamento. Às vezes, a exposição súbita aos ventos secos de inverno ou a temperaturas extremas faz com que as agulhas fiquem amarelas antes de se tornarem marrons. Essa descoloração não é motivo de preocupação, porque as agulhas recuperam sua cor original na maioria dos casos.
Referências
- Ohio State University Extension Fact Sheet; Amarelamento e morte de....; Stephen Nameth, et al. [em inglês]
- Universidade de Illinois Extensão; Pinheiro murcho; James Schuster et al. [em inglês]
- Universidade de Saskatchewan; O escurecimento de sempre-vivas pode ser controlado; Grant Wood [em inglês]
- Purdue University; Amarelamento de pinheiros e queda de agulhas; Gail Ruhl; Março de 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Tanya Khan is a freelance author and consultant, having written numerous articles for various online and print sources. She has a Master of Business Administration in marketing but her passion lies in writing.
Créditos Fotográficos
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images