O que causa ruídos e estalos em uma TV de tubo de imagem?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Devido à quantidade de tensão necessária para operar os antigos televisores de tubo de imagem, ocorrem muito mais problemas (como estalos e ruídos) com eles do que com os mais recentes, de tela plana de LCD ou LED. Os ruídos ocorrem por várias razões, sendo que alguns fazem parte do processo normal de operação desses eletrodomésticos. Por outro lado, alguns barulhos indicam um problema com a televisão que pode justificar um conserto.
Isolamento desgastado
Dentro do tubo do televisor há muitos fios por onde a eletricidade atravessa a fim de fazê-lo funcionar. Normalmente, esses componentes são isolados com um revestimento de borracha ou espuma para evitar o som da eletricidade. Se o isolamento em torno desses componentes estiver fino, fraco, estiver desgastado ou ausente, você ouvirá zumbido e estalos provenientes da televisão. Embora isso não signifique que você deva sair imediatamente para comprar uma nova, há grandes chances de que o tubo da TV esteja sendo sobrecarregado, portanto, é interessante pesquisas alguns preços de aparelhos de TV para um futuro próximo.
Estática durante o aquecimento
Assim como esfregar os pés em um tapete fino pode gerar eletricidade estática, a mesma também pode acumular-se dentro de sua televisão. Se o ruído for relativamente sutil, ocorrendo apenas quando você a liga e não for excessivamente irritante, provavelmente isso seja apenas a forma do equipamento aquecer e se livrar da energia desnecessária.
Lâmpada com defeito
No fundo dos televisores de tubo há uma lâmpada que faz toda a unidade acender para que você possa ver uma imagem. Se os estalos que você estiver ouvindo tendem a vir junto com a imagem na TV, pode ser que o tubo esteja falhando. É muito caro e difícil substituir o tubo de imagem em uma TV desse tipo, de forma que nesse caso você pode se beneficiar mais com a compra de uma nova do que com o conserto da antiga.
Referências
Sobre o Autor
Born and raised in western New York, Tonya Cunningham attended Niagara University until 1992 as a pre-law student. Today, Cunningham is a legal assistant and freelance writer looking forward to the completion of her first book.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images