O que causa vácuo na tampa do tanque de gasolina?
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Diagnosticar problemas com o sistema de combustível do seu carro é difícil, exceto quando ocorrem problemas de aceleração. Esse sistema opera sob pressão para manter a gasolina, álcool ou diesel fluindo constantemente para os cilindros do motor. Um pouco de sucção na tampa do tanque de combustível é um bom sinal, mas o excesso de vácuo é sinal de problemas.
Desenho do sistema de abastecimento
Conforme o motor vai drenando combustível, o ar fresco deve tomar seu lugar. Contudo, é preciso um pouco de sucção para garantir um fluxo ininterrupto de combustível. Muita sucção leva a um vácuo no tanque que dificulta a remoção da tampa para o reabastecimento. Há uma série de recursos diferentes em todos os sistemas de combustível para ventilar ar para dentro do tanque, impedindo a formação de vácuo.
Tampa do tanque
A maioria das tampas do tanque de gasolina tem uma ventoinha embutida que permite que vapores de combustível escapem do tanque e que o ar entre. Se essa peça estiver entupida ou danificada, pode ocorrer um vácuo. Será difícil puxar a tampa, mesmo que ela esteja completamente desrrosqueada. Você também ouvirá um estalo ou um barulho de sucção quando conseguir tirar a tampa. Limpar o acúmulo da ventoinha da tampa ou substitui-la por uma nova podem resolver o problema.
Válvulas de vapor
Algumas tampas são completamente seladas. Nesses sistemas, uma válvula de escape está presente em outro lugar, geralmente na linha de vapor. Essas válvulas devem se manter fechadas na maior parte do tempo para criar um pequeno vácuo no sistema de combustível e evitar emissões em excesso. Quando elas emperram ou se entopem com sujeira, o vácuo aumenta e puxa a tampa do tanque de combustível para dentro, tornando seu desencaixe difícil.
Solenoide de vácuo
Para controlar a quantidade de pressão a vácuo que a válvula de evaporação produz, alguns carros usa um solenoide para monitorar a quantidade de pressão do sistema de abastecimento. Quando os níveis de pressão caem, o solenoide fecha as válvulas para compensar. Se o solenoide se danificar e emperrar na posição ligada (isto é, travando as válvulas de escape), a linha de combustível acumulará vácuo suficiente para sugar a tampa do tanque.
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Referências
Sobre o Autor
Jessica Kolifrath is a competent copywriter who has been writing professionally since 2008. She is based in the Atlanta area but travels around the Southeastern United States regularly. She currently holds an associate degree in psychology and is pursuing a bachelor's degree in the field.
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