Como cauterizar um sangramento nasal

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A cauterização é o processo de queimar tecidos para interromper sangramentos, um processo que deve ser supervisionado por um médico. Sangramentos nasais são comuns e frequentemente controlados através de pressão, gelo e a prevenção de traumas à região. A cauterização pode ser realizada em uma pequena fonte de sangramentos dentro do nariz. Algumas instruções ajudarão você a compreender quando um médico é necessário para cuidar do seu sangramento nasal e o que ele fará.

Identificando a fonte

Passo 1

Sente inclinado para frente, mantendo a cabeça curvada para frente. Seu ajudante deve utilizar luvas e óculos de proteção ao lidar com sangue. Assoe o nariz em um lenço para remover o muco, sangue e coágulos. Aplique gelo gentilmente no nariz para contrair os vasos sanguíneos.

Passo 2

Aplique o spray nasal Afrin para reduzir a congestão e diminuir o sangramento.

Passo 3

Usando uma lanterna, deixe que seu assistente observe o interior da parte frontal do nariz procurando uma área pequena e bem definida do sangramento. O cautério funciona melhor quando direcionado a um ponto; caso não encontre um ou caso o sangue escoa profusamente, procure cuidados médicos imediatamente.

Tente primeiro o controle por pressão

Passo 1

Amarre duas espátulas paralelamente em uma das extremidades para formar um grampo de pressão.

Passo 2

Aplique suavemente a extremidade livre do grampo na parte externa do nariz, de forma que uma pressão firme e suave seja aplicada durante dez minutos ao nariz.

Passo 3

Verifique a narina novamente em dez minutos. Caso o sangramento tenha sido controlado, o cautério não será necessário.

Aplicando o cautério

Passo 1

Seu médico usará o cautério apenas no revestimento interno do nariz, nunca na superfície externa. Ele também nunca aplicará em ambas as narinas pois isso pode gerar um buraco no septo nasal (o tecido que suporta a ponte do nariz) e nem mais de duas vezes no mesmo local.

Passo 2

Use o Afrin e pressão para interromper o sangramento ativo. Os bastonetes de cautério não funcionarão caso haja sangramento ativo.

Passo 3

O médico buscará um local pequeno específico do sangramento com um diâmetro menor que cinco milímetros e aplicará o nitrato de prata para queimar o local por cinco segundos, movendo o cautério de cima para baixo e da periferia para o centro para evitar sangue fresco.

Passo 4

Caso o cautério e a pressão sejam ineficazes, será preciso enfaixar o nariz e administrar antibióticos.

Prevenindo reincidências

Passo 1

Aplique vaselina ou um antibiótico tópico ao interior do nariz para prevenir o ressecamento.

Passo 2

Evite aspirinas e outros remédios anti-inflamatórios não esteroides como ibuprofeno. Utilize Tylenol ou acetaminofeno como analgésico.

Passo 3

Não assoe ou coloque o dedo no nariz, mantenha uma postura ereta e evite rir, tossir ou levantar peso por dois dias.

Passo 4

Caso haja reincidência, aperte as narinas por vinte minutos e curve-se para frente para evitar que o sangue escorra para o fundo da garganta, causando tosse.

Mais recentes

×