Cebolas com brotos ainda são boas para comer?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
As cebolas pertencem à família Allium stipatatum. Essa hortaliça é nativa do Oriente Médio e da Ásia sendo cultivada por mais de 5.000 anos devido ao seu valor culinário como moeda egípcia e como presente espiritual para reis mortos. As cebolas também foram antigamente usadas por gregos, romanos e índios por conta das suas propriedades medicinais. As com brotos são ainda melhores para comer.
Cebolas com brotos
A melhor temperatura para armazenar a cebola é cerca de 0 °C, à partir de 4 °C elas começam a produzir brotos. Cebolas germinados são perfeitamente utilizáveis e mesmo os brotos podem ser utilizados. As cebolas que produzem brotos perdem um pouco do sabor acentuado e deixam de ter um sabor tão forte quanto as cebolas não-germinadas. A formação de brotos apenas indica uma idade mais avançada das hortaliças e não um sinal de apodrecimento ou deterioração.
Usando os brotos
Os brotos produzidos podem ser removidos e usados em saladas, sopas ou como guarnições. Para remover o broto, corte a cebola longitudinalmente ao meio e arranque-o. Você também pode colocar a cebola em uma panela pequena com água, com a raiz virada para baixo para estimular ainda mais a germinação. Corte fora os brotos continuamente, à medida que crescem e use-os em saladas frescas. Ao contrário da germinação de brotos, as cebolas com o bulbo molhado indicam deterioração e apodrecimento.
Armazenando a cebola
Armazene as cebolas em uma área bem ventilada, fora do calor e da exposição de luz. A hortaliça não requer refrigeração, a menos que seja uma variedade de cebola verde. É melhor usar um recipiente de armazenamento perfurado como uma cesta de arame, porque isso permite a máxima ventilação de ar. A cebola amarela pode ser bem armazenada por até um mês sob condições ideais. As variedades brancas e doces têm uma vida útil de armazenamento mais curta. A Scallions stipatatum continua boa por cerca de uma semana na geladeira. Mantenha as cebolas longe de batatas, porque estas absorvem o gás etileno e a umidade delas causando a sua deterioração.
O cultivo de cebolas
As cebolas tem um melhor crescimento em solos ricos em fósforo e canteiros com 10 cm de altura e 50 cm de largura. Aplique um fertilizante 10-20-10 a uma profundidade de 5 a 7 cm do solo, antes da plantação. Plante as mudas com cerca de 3 cm de profundidade e 10 cm entre as plantas, e quatro a seis semanas antes da última geada de primavera. Quando as copas começarem a cair os bulbos estarão maduros e prontos para a colheita.
Referências
- As comidas mais saudáveis do mundo: Cebolas [em inglês]
- Extensão da Universidade de Minnesota; Cultivo de Cebolas; Beth Jarvis; julho de 2001 [em inglês]
- “Making a Meal of It”; Rosemary Cadden, Jane Willcox; 2011 [em inglês]
- “Brilliant Food Tips and Cooking Tricks”; David Joachim, Andrew Schloss; 2001 [em inglês]
- “The Wizard of Food’s Encyclopedia of Kitchen & Cooking Secrets”; Myles H. Bader; 2010 [em inglês]
- Extensão da Universidade de Texas A&M: Plantio de Cebola [em inglês]
Sobre o Autor
Irum Sarfaraz is a freelance writer with over 20 years of nonfiction writing experience in newspaper op-eds and magazine writing, book editing, translating and research writing. Sarfaraz is originally from Pakistan and has been published in both American and Pakistani newspapers and magazines. She holds a Bachelor of Arts in English literature, and diplomas in nonfiction writing.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images