Como fazer um cérebro humano com uma bola de isopor

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Os alunos aprendem sobre o cérebro humano e a função de cada parte dele durante a aula de ciências. Uma das várias atividades que podem ser realizadas enquanto os alunos aprendem é a criação de um cérebro humano a partir de uma bola de isopor. Com esse projeto os alunos poderão aprender sobre as partes do cérebro visualmente.

Passo 1

Faça o desenho do cérebro na bola de isopor com um marcador. O cérebro tem uma forma circular com um topo irregular, uma crista abaixo do centro que mostra as duas metades dele e um caminho estreito no fundo que vai até um ponto nas costas, onde é ligado ao tecido espinhal.

Passo 2

Faça uma marca no isopor com o marcador onde deverá ser cortado e modelado para obter a forma de um cérebro humano. É possível encontrar uma imagem de um cérebro no site Brainsource para lhe auxiliar a determinar sua forma.

Passo 3

Corte a bola com uma faca afiada. Siga as linhas que foram feitas. Não corte muito profundamente, pois as partes do isopor podem se romper.

Passo 4

Marque o centro da bola com o marcador. Para criar a crista com a faca, comprima o topo do cérebro e esculpe com movimentos curtos do topo ao fundo do centro do cérebro. Desse modo, a crista será formada.

Passo 5

Com a faca, escave até 6 mm do isopor nas laterais para mostrar as irregularidades do tecido do cérebro. O cérebro não ficará perfeitamente regular e deve mostrar sua rugosidade, mas, se necessário, é possível, com a tesoura, aplanar e cortar a bola para ter a forma que desejar. Para fazer isso, abra a tesoura, segure na lateral e utilize apenas uma lâmina para raspar o isopor. Descarte todas as sobras.

Passo 6

Coloque o cérebro em uma superfície plana. Pinte sua superfície com tinta cinza. Deixe-o secar de uma a quatro horas antes de utilizá-lo.

Mais recentes

×