Como consertar um rasgo em seda

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A seda é um tecido fino, de textura macia e leve. É delicado e não é resistente. Infelizmente, se algo acontece ao tecido, é difícil consertar. Rasgos em seda não podem ser costurados, pois os pontos vão ficar aparentes no tecido e causar um franzido. A maioria dos rasgos não podem ser reparados, mas se o corte é um local não aparente e não é muito grande, pode valer a pena tentar consertar com um tecido fundível, que age como um adesivo. Isso fechará o corte e não deixará o tecido sem fluidez.

Passo 1

Selecione o melhor tecido fundível possível e corte de maneira que fique apenas um pouco mais largo que o rasgo. Deve ser aproximadamente 0,5 cm mais largo que o rasgo na borda.

Passo 2

Coloque a seda numa tábua de passar com o avesso para cima e coloque os dois lados do rasgo juntos para que não fique franzido e esteja nivelado. Apare quaisquer fios soltos com uma tesoura.

Passo 3

Coloque o tecido fundível em cima do rasgo com o lado adesivo tocando o tecido. Tenha certeza que está correto e cobrindo todo o rasgo.

Passo 4

Coloque uma flanela em cima do tecido adesivo e da seda, tomando cuidado para não franzir o material embaixo da flanela. Pressione o ferro no tecido para selar os dois juntos. A quantidade de tempo varia dependendo do tipo de tecido adesivo; leia as instruções.

Passo 5

Remova o tecido e a flanela e inspecione a seda. O corte deve estar selado depois disso e o tecido deve estar consertado.

Mais recentes

×