Como fazer um cesto de crochê

••• Lindsay Obermeyer

Faça um cesto decorativo que certamente será muito apreciado. Feito em crochê de algodão com o ponto baixo, este cesto é resistente. Ideal para dar às crianças ou usar na cozinha! O cesto pronto deste projeto tem uma base de 15 cm de diâmetro e 11 centímetros de altura.

Overview

Faça um cesto decorativo que certamente será muito apreciado. Feito em crochê de algodão com o ponto baixo, este cesto é resistente. Ideal para dar às crianças ou usar na cozinha! O cesto pronto deste projeto tem uma base de 15 cm de diâmetro e 11 centímetros de altura.

Material necessário

Lindsay Obermeyer

  • 240 m de linha de algodão média
  • Agulha de crochê tamanho "E" (3,5 mm) ou dimensionada para tensão do ponto
  • Agulha de tapeçaria
  • Agulha de bordado
  • Tesoura
  • 2 botões rosas
  • Linha de bordado encordoada rosa
  • Cor A: 100 m de rosa choque
  • Cor B: 20 m de verde jade
  • Cor C: 100 m de verde claro
  • Cor D: 20 m de rosa claro Faça uma amostra para verificar a tensão de 10 x 10 cm = 18 pontos x 32 carreiras.

Faça a base de crochê

Lindsay Obermeyer

Com a cor A, trabalhe em voltas para formar a base do cesto. Monte a malha com um anel ajustável (laço mágico) e trabalhe na volta 1 dentro dele.

Volta 1: 6 pontos baixos no anel — 6 pontos Volta 2: 2 pontos baixos em cada ponto ao redor — 12 pontos Volta 3: (ponto baixo no próximo ponto, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 18 pontos Volta 4: (ponto baixo nos próximos 2 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 24 pontos Volta 5: (ponto baixo nos próximos 3 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 30 pontos Volta 6: (ponto baixo nos próximos 4 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 36 pontos Volta 7: (ponto baixo nos próximos 5 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 42 pontos Volta 8: (ponto baixo nos próximos 6 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor — 48 pontos

Continue neste padrão de adicionar 1 ponto extra antes do aumento de 2 pontos no próximo ponto até alcançar a volta 17.

Volta 17: (ponto baixo nos próximos 15 pontos, 2 pontos baixos no próximo ponto) ao redor para totalizar 102 pontos.

Faça as laterais de crochê para o cesto

Lindsay Obermeyer

Trabalhe em forma espiral, fazendo cada ponto baixo na parte de trás do ponto. Utilize a cor A por 9 voltas. Arremate e feche o ponto com a cor B.

Trabalhe com a cor B por 3 voltas, fazendo 1 ponto baixo através das duas metades do ponto. Arremate e feche o ponto com a cor C.

Trabalhe 1 ponto baixo nas duas metades do ponto por 18 voltas.

Termine a última volta passando um ponto. Arremate.

Adicione o ponto leque para dar acabamento ao cesto

Lindsay Obermeyer

Passando o ponto, prenda a cor D no primeiro ponto da última volta.

Trabalhe em ponto leque. * Passe o próximo ponto baixo, 5 pontos altos no ponto seguinte, passe o ponto seguinte. * Repita as instruções entre os asteriscos, termine com um ponto deslizante no último ponto.

Com a agulha de tapeçaria, esconda todas as pontas.

Faça a alça

Lindsay Obermeyer

Para fazer a alça do cesto com borda em volta, use a cor B e faça 60 pontos corrente. Vire, trabalhe 1 ponto baixo em cada ponto corrente e no último, faça 2 pontos baixos. Trabalhe 1 ponto baixo no fundo de cada ponto corrente. Faça 2 pontos baixos no último ponto corrente e 2 pontos baixos no último corrente. * Trabalhe 1 ponto baixo em cada ponto através da carreira. Faça 2 pontos baixos nos últimos dois pontos baixos. * Repita as instruções entre os asteriscos nas 3 carreiras seguintes até que a alça fique com 3 cm de largura. Arremate e esconda todas as pontas.

Prenda a alça e botões decorativos

Lindsay Obermeyer

Passe 30 cm de linha da cor C na agulha de tapeçaria. Posicione a alça sobre os leques do início e do fim, sobrepondo-a em 2,5 cm. Costure-a no cesto usando o pesponto.

Costure a alça do outro lado e esconda as pontas.

Passe 15 cm de linha de bordado na agulha também de bordado. Costure um botão onde a alça foi costurada no cesto, dê um nó nas pontas e apare. Corte mais um pedaço de fio e costure o outro botão no lado oposto.

Dicas e advertências

Lindsay Obermeyer

Sempre verifique a tensão do ponto. Se tiver poucos pontos para a medida, aumente o tamanho da agulha gradualmente. Em caso contrário, diminua o tamanho da agulha.

Mais recentes

×