×
Loading ...

Os cinco eventos mais importantes da Grécia antiga

A história dos gregos remete a milhares de anos atrás, antes do nascimento de Jesus Cristo. Os gregos antigos fundaram muitos blocos de civilização, mas também estiveram envolvidos em conflitos regulares com impérios inimigos. Os primeiros colonizadores saíram da região do Oriente Médio para colonizar áreas próximas do mar Mediterrâneo. Os gregos lutaram heroicamente para defender Atenas durante o ataque de Maratona. Eles também criaram as Olimpíadas e enfrentaram uma praga mortal. Esse cinco eventos principais moldaram a Grécia antiga

Os gregos antigos realizaram os primeiros Jogos Olímpicos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Estabelecimento micênico

Os micênicos se estabeleceram na Grécia por volta de 1900 a.C. Como a terra não era fértil, eles não podiam cultivar grãos, que eram muito importantes e sem os quais as civilizações se tornaram tribos em disputa. Os micênicos se tornaram comerciantes para ganhar o que precisavam. Montaram uma grande frota marinha e o comércio por mar prosperou. Eles ficaram muito ricos com o comércio. Seus guerreiros eram uma potente força militar e com frequência conquistavam terras.

Loading...

Guerras Persas

As Guerras Persas, também conhecidas como Guerras Médicas, começaram por volta de 499 a. C. As cidades-estado gregas faziam fronteira com o Império Persa e o conflito estava fadado a acontecer. As duas civilizações eram super potências e a sede de conquista era grande. As guerras começaram quando as colônias gregas na Ásia menor foram conquistadas pelo império persa. Os gregos, acostumados a terem uma sociedade democrática, se revoltaram contra o império opressivo. Gregos foram enviados de Atenas para defender os colonizadores. Os persas eventualmente derrotaram os gregos e permaneceram com o controle das colônias.

Batalha de Maratona

A Batalha de Maratona ocorreu alguns anos depois das Guerras Persas. Foi uma das maiores batalhas históricas, um cenário de "David contra Golias". O Império Persa queria vingança da Grécia contra seu apoio à colônia rebelde. Eles decidiram atacar Atenas. O exército persa era muito maior, mais forte e melhor treinado em comparação aos soldados de Atenas. Havia 5 persas para cada 2 atenienses, mas os gregos não tiveram medo e demonstraram extrema disciplina enquanto defendiam sua cidade. Contra todas as probabilidades, os persas se retiraram com 6.000 mortes confirmadas. Os gregos perderam apenas 192 soldados.

Primeiros Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos aconteceram pela primeira vez em 775 a.C, cerca de duas décadas antes de Roma ser colonizada. Inicialmente as Olimpíadas eram um evento religioso que os gregos promoviam a cada quatro anos. Eles aconteciam perto de uma estátua de mais de 12 metros de altura do deus mitológico Zeus. Apenas os homens participavam, e deviam competir nus. Os jogos incluíam competições simples como corridas a pé, luta e arremesso de dardo. Os vencedores ganhavam uma coroa de louros e seu nome era incluído no livro de registro oficial. Eles não recebiam prêmio em dinheiro, mas algumas vezes comida e outros itens utilitários.

Praga de Atenas

Atenas foi atacada pelos espartanos em 431 a.C, em uma guerra que durou 27 anos. Péricles era o líder político de Atenas e desenvolveu uma estratégia que se baseava fortemente na marinha. Os cidadãos se refugiaram na cidade e o exército bloqueou todas as entradas exceto os portos marinhos. A estratégia foi bem sucedida por algum tempo, mas a lotação da cidade fez com que doenças se espalhassem rapidamente. Atenas perdeu entre um quarto e um terço da população com essa praga.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...