Cisto do Velum Interpositum

Normalmente, os cistos não são cancerosos, mas alguns podem necessitar de cirurgia

my working room image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com

Cisto é uma estrutura semelhante a um saco, repleta de fluido, que pode ocorrer quase em qualquer parte do corpo humano. Os cistos não são tumores e normalmente são benignos. Todavia, quando são encontrados em certas partes do cérebro, seus sintomas podem ser graves e necessitar de tratamento médico.

Identificação

O cisto do velum interpositum (véu interposto, uma dobra da pia-máter, uma das membranas de cobertura cerebral) cresce na parte do cérebro da qual recebe o nome. Um cisto não é uma neoplasia (um crescimento de células novas) e, portanto, não é considerado um tumor, segundo a American Association of Neurological Surgeons. Os cistos cerebrais típicos são um acúmulo de fluido encapsulado em uma estrutura confinante.

Sintmoas

Conforme o tempo passa, o fluido em um cisto cerebral pode aumentar, expandindo seu tamanho geral e, subsequentemente, colocando pressão sobre estruturas vitais do cérebro ou medula espinal. Segundo a American Brain Tumor Association, isto pode causar sintomas semelhantes aos do tumor cerebral verdadeiro, incluindo cefaleias, convulsões e sensibilidade à luz.

Tratamento

Segundo a National Brain Tumor Society, entidade americana, esses cistos podem ser removidos por cirurgia ou então efetuar a drenagem de seus conteúdos. Um cirurgião neurológico pode decidir o melhor curso de ação, dependendo de seu tamanho e da espessura da estrutura encapsulante.

eHow Brasil
×