Doenças dos olhos em Pastores Alemães

Quatro doenças oculares são comuns em Pastores Alemães

german shepherd image by Vaida from Fotolia.com

Os Pastores Alemães estão entre as raças de cães mais populares, tanto para companhia quanto para cães de serviço, de acordo com o American Kennel Club. Mas os donos devem estar atentos a várias condições de saúde que afetam a raça, incluindo uma série de doenças nos olhos, tais como a catarata juvenil, a atrofia progressiva da retina, pannus na córnea e displasia multifocal da retina.

Catarata juvenil

A catarata forma uma cobertura opaca sobre as lentes, cápsulas ou sobre a estrutura inteira do olho. Cataratas grandes podem prejudicar a visão, às vezes levando à cegueira, enquanto as cataratas menores e não-progressivas não provocam nenhuma perda de visão. Os Pastores Alemães são propensos a desenvolver a catarata juvenil, às vezes chamada de catarata de desenvolvimento, que geralmente se forma durante os primeiros quatro anos de vida. A catarata juvenil pode ser re-absorvida conforme o cão envelhece, ou pode ser removida cirurgicamente se seu veterinário determinar que ela pode prejudicar severamente a visão do animal.

Atrofia progressiva da retina

A atrofia progressiva da retina faz com que as células da retina do olho se deteriorem, podendo levar à cegueira. O termo que define essa condição é, na verdade, um termo genérico que abrange diversas doenças oculares, incluindo displasias fotorreceptoras precoces, degeneração fotorreceptora, distrofia do epitélio pigmentado da retina e degeneração progressiva das hastes e cones dos olhos. Não há cura para a atrofia progressiva da retina; cães atingidos por essa doença sofrerão perda completa da visão.

Pannus da córnea

O pannus é uma doença autoimune que atinge a conjuntiva e a córnea de ambos os olhos. De acordo com o "Apoio a Pastores Alemães", a raça conta com 90% de todos os casos diagnosticados. Embora não seja doloroso, o Pannus forma manchas opacas na córnea e leva à cegueira se não for tratado. A doença não tem cura em Pastores Alemães, mas pode ser tratada com medicação ou cirurgia se for diagnosticada precocemente.

Displasia multifocal da retina

A displasia multifocal da retina é uma das duas formas de displasia da retina que ocorre em cães. Ela é a forma mais leve da doença; a displasia total é mais severa e prejudicial. A displasia multifocal costuma ser hereditária, embora também possa ser causada por infecções virais ou traumas. Ela não é uma doença progressiva, e filhotes de Pastor Alemão nascidos com má-formação vão apresentar sua forma mais severa. Os sinais de displasia multifocal da retina incluem dobras de retina e manchas de coloração cinza na retina do olho.

eHow Brasil
×