Como citar corretamente um filme em um trabalho acadêmico

••• Creatas/Creatas/Getty Images

Os filmes podem ser uma ótima fonte de pesquisa para os seus trabalhos. Sempre que você citar o título de um filme, você precisará fazê-lo tanto no texto quanto em uma página de Referências ao final do trabalho. Citar um filme é um pouco diferente de citar um livro ou artigo, pois você precisa informar também o diretor e a produtora.

Passo 1

Coloque o título do filme em itálico ou negrito sempre que você mencioná-lo no corpo do trabalho.

Passo 2

Após a primeira menção do título, inclua, dentro de parênteses, o sobrenome do diretor e o ano de lançamento do filme separados por uma vírgula. Por exemplo: "Pacto de Sangue (Wilder, 1944) serve como um exemplo do estilo cinematográfico conhecido como noir."

Passo 3

Um método alternativo de citação é mencionar o nome do diretor e o ano de lançamento na primeira vez em que você se referir ao filme. A sentença do passo 2 também poderia ser escrita como: "O lançamento de 1944 do diretor Billy Wilder, Pacto de Sangue, serve como um exemplo do estilo cinematográfico conhecido como noir."

Passo 4

Coloque o filme na página de Referências ao final do trabalho utilizando o formato: "Título do filme [em itálico]. Nome completo do diretor. Nome completo do produtor. Produtora, Ano de lançamento. Formato."

Usando o filme Pacto de Sangue como exemplo, a referência seria:

"Pacto de Sangue. Direção de Billy Wilder. Produção de Joseph Sistrom. Paramount Pictures, 1944. DVD."

Mais recentes

×