Como escrever um relatório de plano de aula

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Um relatório de pesquisa é uma análise de um experimento ou procedimento, e um plano de aula consiste na informação que deseja ensinar. É possível optar por escrever um relatório de pesquisa de plano de aula ao ensinar os alunos a escreverem artigos de investigação. É importante proporcionar aos alunos definições e exemplos ao introduzir esse conceito. Para escrever esse relatório, crie um título, um objetivo, normas, explique a designação e, em seguida, explique o formato do trabalho de pesquisa.

Passo 1

Crie um título para o plano de aula. Você pode escolher o título: "Escrevendo um relatório de pesquisa".

Passo 2

Escreva o objetivo do plano de aula. Ele é o propósito da lição. Por exemplo, o objetivo pode ser para os alunos aprenderem a escrever relatórios de pesquisa de acordo com o formato adequado.

Passo 3

Escreva os padrões que vai discutir enquanto dá a lição. Por exemplo, você pode discutir razões para escrever relatórios de pesquisa, ou como reunir informações sobre um tema, como tomar notas, o formato para o trabalho de pesquisa e como escrever um esboço.

Passo 4

Liste os objetivos que pretende que os alunos alcancem. Ao final da aula, eles deverão ser capazes de melhorar suas técnicas de pesquisa, suas habilidades de escrita e de resumir suas notas de acordo com o formato do trabalho de pesquisa.

Passo 5

Explique a atividade. No relatório de pesquisa de plano de aula haverá uma seção separada onde você descreve um trabalho que os alunos farão para a pesquisa. Por exemplo, os alunos podem escrever um relatório sobre "como os diferentes níveis de radiação afeta o crescimento das plantas".

Passo 6

Explique o formato do trabalho de pesquisa. Suas seções consistirão em: página de título, o resumo, a introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e referências. A página de título contém o título do relatório e o nome do autor. A introdução afirma o propósito e a hipótese. O resumo é uma visão geral do experimento e os resultados. A seção de materiais e métodos é dos procedimentos. Os resultados consistem nos gráficos, tabelas de dados e esquemas associados com a experiência. A discussão é uma interpretação dos resultados. As referências contêm as fontes que foram usadas.

Passo 7

Anote os prazos para as várias partes do trabalho. Por exemplo, na primeira semana, pode querer que os alunos apresentem os seus esboços. Na segunda semana, que apresentem a primeira versão do projeto e, na terceira semana, que apresentem sua cópia final do relatório de pesquisa. Dê aos alunos uma cópia dessas datas.

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