Como fazer um resumo indicativo

Comstock Images/Comstock/Getty Images
Um resumo indicativo procurar sintetizar um texto de forma sucinta e clara. Eles normalmente são acadêmicos, usados para esclarecer uma obra com uma linguagem profundamente intelectual e por vezes inacessível. Na maioria dos casos, os resumos devem manter os pontos principais do texto original, de modo que lê-lo seja quase tão útil quando ler a obra.
Step 1
Identifique a tese do trabalho no primeiro parágrafo.
Step 2
Destaque, sublinhe ou anote os pontos principais do restante do artigo. Resuma-os com suas próprias palavras.
Step 3
Faça uma lista de termos importantes encontrados dentro do trabalho e prepare-se para fazer uma breve descrição deles.
Step 4
Resuma o corpo do trabalho.
Step 5
Inicie a primeira frase com o nome da obra e do autor, não necessariamente nessa ordem, e use esta frase para prosseguir com a tese. Por exemplo: "Na 'Declaração de independência', Thomas Jefferson argumenta que...".
Step 6
Escreva o resto do documento usando suas anotações, espelhando-se em quaisquer seções encontradas na obra original como "introdução" ou "metodologia".
Step 7
Edite o trabalho consertando qualquer erro de escrita ou de gramática. O trabalho concluído deve ser mais curto do que o original.
Step 8
Adicione uma citação devidamente formatada do trabalho original para finalizar o resumo.
- Um resumo trata de concisão. Eliminar a construção passiva e os advérbios desnecessários já é boa parte do caminho para isso.
- Encadeie as frases logicamente, para garantir uma coesão de pensamentos tão ou mais uniforme que no original. Uma boa maneira de fazer isso é tentar iniciar cada frase com a ideia final da frase anterior, e terminá-las com uma transição para uma nova ideia.
- Se possível, certifique-se de escolher um artigo substancial e perspicaz como a fonte para seu resumo. Isto deixará mais agradável para o leitor e mais fácil para você.
- O plágio tem uma definição muito mais rigorosa para os resumos do que para outras obras. A reiteração de qualquer forma de pensamento, não importa quão bem reformulada, exige uma citação ou referência adequada.
- Releia seu resumo para garantir que todos os elementos-chave da obra original foram capturados. Peça para alguém lê-lo e resumir o que acha que a obra original discute. Isto ajudará a determinar o que você ainda precisa melhorar.
- Comstock Images/Comstock/Getty Images