×
Loading ...

Como citar um livro no texto de um trabalho de pesquisa

Embora você possa saber como listar todas as suas fontes de pesquisa no final de seu trabalho, isso é tão importante quanto introduzi-las no texto. As citações adequadas de fontes permitem creditar ao autor original uma ideia. As realizadas no texto também permitem que os leitores acompanhem e verifiquem a sua pesquisa. Cite um livro dentro de parágrafos do seu trabalho de pesquisa quando se referir a ele, usando dados numéricos ou parafraseando uma ideia original de um autor.

Instruções

Ao escrever um trabalho de pesquisa, é importante que você cite corretamente suas fontes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Identifique o formato do trabalho de pesquisa. Você pode precisar citar fontes de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou alguma norma institucional. Pergunte a seu professor ou verifique junto à instituição que receberá o trabalho.

    Loading...
  2. Anote as informações essenciais do livro. Muitas vezes, para escrever uma citação no texto, você só precisa saber o nome do autor, o ano da publicação do livro e os números de qualquer página específica em que a informação citada apareça.

  3. Coloque informações essenciais entre parênteses, de acordo com as diretrizes normativas necessárias. Um citação no texto com todas as informações entre parênteses consiste em ([sobrenome do autor], [Página #]). Por exemplo: "A melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante" (Jameson, 225).

    Ao citar uma ideia de um autor contida em um livro, e não apenas uma página específica, você pode deixar de fora o número da página. Exemplo: Berinjelas são as melhores plantas para cultivar (Jameson).

    Você também pode incorporar o nome do autor na sentença, caso em que só é preciso colocar os números de página, ou nada, entre parênteses, se não estiver fazendo uma referência à uma página específica. Exemplos: De acordo com Pam Jameson, a melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante ( p. 225). Berinjelas são as melhores plantas para cultivar, diz Pam Jameson.

  4. Digite o nome, o ano de publicação e o número da página entre parênteses em alguns estilos. Antes do(s) número(s) de página: ([sobrenome do autor], [ano de publicação], p. [Página #]). Por exemplo: "A melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante" (Jameson, 2008, p 225). Feche o parênteses imediatamente após o ano de publicação, se não estiver fazendo referência a uma página específica.

    Ao incorporar o nome do autor na frase, você pode precisar colocar o ano de publicação entre parênteses, logo após o nome do autor. Inclua o número da página entre parênteses, juntamente com "p" no final da frase. Por exemplo: de acordo com Pam Jameson (2008), a melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante (p. 225).

  5. Alguns outros estilos solicitam que se inclua o nome do autor, o ano de publicação e o número da página em citações. Algumas exigem apenas três informações: ([sobrenome do autor] [Ano de publicação], [Página #]). Por exemplo: "A melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante" (Jameson 2008, 225). Observe a vírgula somente após o ano de publicação e a falta do "p" antes do número da página.

    Por vezes, usa-se a citação autor-data completa no final da frase, mesmo quando se incorpora o nome do autor na frase. Por exemplo: de acordo com Pam Jameson, "a melhor maneira de cultivar berinjelas é usando fertilizante" (Jameson 2008, 225).

Loading...

Dicas

  • Se usar notas de rodapé, certifique-se de tomar nota do nome do autor, título do livro, da editora, da localização da editora, do ano de publicação e dos números de páginas. Um exemplo de nota de rodapé: Pam Jameson, Cultivando berinjelas de forma inovadora. Nova Iorque: Gardening Publishing, 2008, p. 225.
  • Em alguns casos, pode-se encurtar a nota de rodapé mencionando o último nome do autor, o título do livro e o número da página. Por exemplo: Jameson, Cultivando berinjelas de forma inovadora, 225.

Aviso

  • Verifique o formato do seu trabalho de pesquisa antes de começar. Você não quer citar suas fontes em formato ABNT para descobrir que terá que refazê-las em outro estilo.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...