Como preparar e escrever um relatório informativo
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images
Relatórios informativos não têm um viés argumentativo. O seu objetivo é conferir fatos para que o leitor possa tomar uma decisão, não o escritor. Este deve manter uma atitude neutra ao apresentar os fatos, mas não deve poupar energia para investigar em profundidade e escrever com clareza. Uma vez que uma tese apresenta um argumento, o relatório informativo não possui um ponto de defesa necessariamente, mas precisa de um foco claro estabelecido em uma frase.
Passo a passo
Step 1
Saiba quem quer o relatório e por quê. Sem realizar essa análise de audiência, é difícil começar a escrever. Quando conversar com o leitor, pergunte o que motivou o pedido de relatório, qual tópico deve ser coberto e qual o formato necessário. Um relatório de laboratório será bem diferente de um relatório de livro, por exemplo, mas todos precisam de itens básicos.
Step 2
Reúna dados sobre o tópico. Use fontes autorizadas, como artigos acadêmicos, livros, páginas da web associadas a governos ou universidades, estudos científicos ou entrevistas. Se você mesmo coletar os dados, explique, perto do início do relatório, os métodos utilizados para criar questionários e pesquisas.
Step 3
Estabeleça o foco do seu relatório na última frase do primeiro parágrafo e use o restante da introdução para chamar a atenção da audiência. Cite algumas estatísticas importantes, um especialista ou conte uma piada relacionada ao tópico. Ao estabelecer o foco, você dá ao leitor e a si mesmo um guia. O leitor sabe o que esperar e você sabe o que incluir ou excluir do relatório. Exclua tudo o que não estiver relacionado ao foco.
Step 4
Faça a si mesmo uma lista de 5 a 10 tópicos principais, dependendo do tamanho do relatório, que são essenciais e relacionados ao foco. Dedique um parágrafo ou até mesmo uma seção do relatório para cada ponto. Desenvolva cada tópico usando citações, estatísticas, exemplos, resumos e sua própria análise e reflexão.
Step 5
Cite suas fontes. Se você citar ou resumir, use um dos principais estilos de referências, tais como a Associação de Letras Modernas (em inglês, MLA), a Associação Americana de Psicologia (em inglês, APA) ou Chicago, para dar créditos às fontes. Salve toda informação sobre as referências, incluindo títulos, nomes, editoras, números de páginas e datas, pois estas informações são necessárias para a maioria dos estilos de referência. Editores, professores ou gerentes diferentes podem preferir estilos diversos, então saiba qual deles é necessário para o relatório específico.
Step 6
Conclua salientando o ponto principal do relatório, enfatizando, com palavras diferentes das usadas na introdução, o que é importante.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Mark Saga has been a writer and teacher since 1984. His writing about the US Navy has appeared at navyshipnews.com. Saga has also sold extensively on eBay and Amazon, specializing in books and paper. He holds a Bachelor of Arts and an Master of Arts in English from Northern Illinois University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images