Como resumir um parágrafo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Resumir um parágrafo é uma das habilidades essenciais que os alunos aprendem durante o ensino pré-universitário. Embora a tarefa possa parecer difícil no começo, resumir um parágrafo significa apenas exprimir brevemente suas principais ideias. Ao resumir, foque nas palavras-chave e ignore detalhes desnecessários. Sua tarefa pode ser a de resumir um determinado parágrafo, mas resumir um texto parágrafo por parágrafo pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos enquanto você lê.

Leia ativamente

Passo 1

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Leia o parágrafo uma vez sem destacar ou circular nada do texto. Isso lhe dará uma ideia geral do assunto e da finalidade do autor, sem ficar muito atolado com detalhes e descrições. Preste atenção ao propósito do autor ao escrever o parágrafo. Por exemplo, o autor de um livro de História Americana o escreveu para informar os leitores, mas o autor de um panfleto de viagem poderia ter escrito para convencer os leitores a fazer uma viagem.

Passo 2

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Releia o parágrafo enquanto procura por palavras e frases que o autor repita. Por exemplo, um parágrafo de um livro de história sobre a Proclamação da Emancipação pode repetir as palavras "escravidão" ou "Lincoln", em referência ao presidente Abraham Lincoln. Circule as palavras e frases repetidas.

Passo 3

Visage/Stockbyte/Getty Images

Sublinhe a primeira frase do parágrafo, que muitas vezes contém a ideia principal. Um parágrafo sobre Lincoln pode começar com a frase: "O presidente Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação em 1 de Janeiro de 1863, enquanto o país se aproximava de seu terceiro ano de guerra civil".

Passo 4

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Risque informações desnecessárias. Elas incluem descrições literárias, como "em sua primeira vez nas ilhas da Grécia o visitante verá mares azuis esverdeados brilhantes, colinas escarpadas e praias de todas as cores possíveis". Elas também incluiem estatísticas, como "73 por cento dos americanos em um estudo de degustação às cegas preferiam a marca X de manteiga de amendoim". Risque-as com uma linha fina o suficiente para que você possa ler as palavras abaixo dela.

Escreva o resumo

Passo 1

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Escreva uma frase que descreva, à sua maneira, como as palavras-chave que você circulou estão ligadas umas as outras. Por exemplo, em um parágrafo sobre Lincoln, essa frase poderia ser, "o presidente Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação em 1863 para acabar com a escravidão". Use uma linguagem imparcial e neutra.

Passo 2

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Adicione uma ou duas frases de apoio. Estas frases podem resumir em palavras concisas detalhes ou descrições no parágrafo, como "As ilhas da Grécia são lindas" ou "A maioria das pessoas preferem a marca X de manteiga de amendoim".

Passo 3

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Compare seu resumo com o parágrafo original. Evite adicionar informação ou opiniões que não estão nele. Por exemplo, o autor pode ter maravilhosas declarações sobre a Grécia, mas evite escrever afirmações como "Eu adoraria visitar a Grécia algum dia".

Passo 4

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Compare a sua primeira frase com a do parágrafo original. Elas não devem ser exatamente as mesmas, mas devem convergir em pontos semelhantes.

Mais recentes

×