Como citar referência de um dicionário eletrônico seguindo padrões americanos

••• dictionary page image by CraterValley Photo from Fotolia.com

Citar uma referência é importante, e fazê-lo de maneira correta é tão crucial quanto, não importando a fonte, seja ela um dicionário impresso ou eletrônico. Como um escritor, quer seja publicando uma pesquisa ou compilando um artigo, é seu dever expor precisamente aos leitores de onde foram tiradas certas definições e qual foi sua interpretação sobre elas. Além disso, os autores dos dicionários citados merecem reconhecimento pelo trabalho original. As citações servem como um meio de aumentar a credibilidade de seu trabalho e podem ajudar a estabelecer a originalidade das ideias expostas. O formato usado para inserir uma citação proveniente de um dicionário eletrônico é similar dentre os modelos padrões, incluindo o APA e o MLA, com pequenas variações.

Passo 1

Escreva a palavra chave da citação e feche-a entre aspas, terminando com um ponto final, como por exemplo: "alcance.".

Passo 2

Escreva a fonte em itálico logo após. Por exemplo, caso sua fonte seja o "Merriam-Webster Online Dictionary", escreva-a em itálico logo após a palavra chave, sem as aspas.

Passo 3

Cite a data da publicação ou a versão do dicionário online, usando a fonte padrão do texto e deixando um ponto final logo apos a data (2008.), não sendo necessária a inserção de aspas.

Passo 4

Escreva a URL completa da palavra em particular, como no exemplo: http://www.seudicionarioonline.com/nomedoarquivo, certificando-se de incluir o nome completo do arquivo.

Passo 5

Inclua entre parênteses a data em que você acessou o documento, como no exemplo: (07 de junho de 2010). Certifique-se de finalizar a data com um ponto final logo após os parênteses.

Mais recentes

×