×
Loading ...

Classificação das aranhas

Os taxonomistas classificam todos os animais do reino animal em categorias, dos animais unicelulares aos seres humanos, e essas categorias são chamadas de filos. Cada filo é subdividido em classe, ordem, família, gênero e espécie. De acordo com Jonathan Coddington, curador do Smithonian Museu Nacional de História Natural em Washington, Estados Unidos, desde meados dos anos de 1970, a classificação da aranha sofreu alterações, especialmente nas camadas de gênero e espécie. Taxonomistas utilizam nomes científicos para classificar todos os organismos, de modo que possam ser identificados em todo o mundo, apesar de nomes locais e idiomas diferentes.

As aranhas pertencem à classe dos aracnídeos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Filo Arthropoda

As aranhas pertencem ao filo Artrópode (Arthropoda). Todos os animais com um esqueleto externo (exoesqueleto), feitos de uma substância córnea chamada quitina, estão neste filo. O animal neste filo têm o corpo segmentado, pernas articuladas e apêndices. Eles também possuem pelo menos três pares de pernas. São membros os insetos, caranguejos, camarões, lagostas, centopeias, lacraias e aranhas.

Loading...

Classe Arachnida

O filo Arthropoda é subdividido em classes e as aranhas pertencem à classe Arachnida (Aracnídeo). Os animais desta classe são chamados de aracnídeos. Esse grupo inclui todos os artrópodes que têm quatro pares de pernas, mas nenhuma antena ou asa. O corpo desses artrópodes é segmentado ou fundidos em uma única parte. A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões, opiliões, ácaros e carrapatos. Aranhas diferem dos outros integrantes dessa classe por terem duas partes do corpo distintas, um abdômen e uma parte frontal, chamada de cefalotórax, onde os olhos e todas as pernas estão anexadas.

Ordem Araneae

As classes são fragmentadas em ordens, e as aranhas pertencem à ordem Araneae. É uma das 11 ordens da classe dos aracnídeos. Aranhas nessa ordem, diferem dos outros animais no modo como o abdômen está ligado ao cefalotórax, a falta de segmentos no abdômen, e por possuir um órgão traseiro, a fieira, responsável pela produção de seda. Em aranhas, a ligação entre o abdômen e cefalotórax é muito fina, enquanto nos escorpiões, ácaros e opiliões a ligação é ampla. Aranhas com características dissemelhantes estão catalogadas em várias subordens.

Famílias, Gêneros e Espécies

Segundo Jonathan Coddington, as ordens e subordens de aranhas estão ramificadas em cerca de 110 famílias, 3.600 gêneros e 39.000 espécies. A classificação de algumas aranhas para esses grupos ainda está sujeita a modificações. Os taxonomistas até o momento não identificaram todas as aranhas existentes e algumas foram inadequadamente qualificadas. Essas categorias classificam aranhas por suas linhagens, características anatômicas e hábitos. A aranha comum de casa é um exemplo de uma aranha bem caracterizada; ela pertence à família Theridiidae e ao gênero e espécie Achaearanea tepidariorum.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...