Classificação científica de rosas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Em 2010, o número de classificações de rosas variava muito entre as organizações que as reconhecem. A "American Rose Society" ("Sociedade Americana de Rosas") reconhece 56 variedades, a "British Association of Rose Breeders" ("Associação Britânica de Cultivadores de Rosas") reconhece apenas 30 e a "World Federation of Rose Societies" ("Federação Mundial de Sociedades de Rosas") reconhece 37. Além de uma quantidade diferente de classificações, as organizações agrupam categorias de maneira diferente, possivelmente por conta do surgimento constante de novos híbridos.
Rosas de arbusto
Rosas de arbusto têm caules espinhosos, flores perfumadas e folhas grandes, geralmente crescem em aglomerados e são melhor podadas durante o inverno, quando a rosa está dormente. Os arbustos normalmente crescem se espalhando, geralmente são ousados e florescem mais do que outras categorias. Existem cinco subcategorias de rosas de arbusto, incluindo kordesii, moyesii, almiscarada, rugosa e arbustiva. Rosas inglesas e David Austin — assim chamadas por conta do renomado cultivador de rosas híbridas — são consideradas arbustivas.
Rosas chá / híbridas de chá / trepadeiras híbridas de chá
Estas plantes têm flores grandes, geralmente uma por caule, e vão de 0,9 até mais de 1,80 m, dependendo das condições climáticas e do solo. Híbridas de chá geram flores com pétalas pontiagudas — o estilo mais icônico de rosas — e geralmente têm folhagem verde-escura. Ficam muito bem em cercas-vivas e muros e devem ser podadas no fim do inverno ou início da primavera. Elas florescem continuamente.
Grandiflora e floribunda
Rosas grandiflora têm flores semelhantes às híbridas de chá, mas um pouco menores e têm variedades trepadeiras que crescem em paredes ou treliças. Arbustos de grandiflora ficam mais altos do que as variedades híbridas de chá. A floribunda floresce em aglomerados; seus arbustos podem crescer até estarem entre 0,6 e 1,8 m e se distinguem por conta da grande variedade de cores. Se botões forem removidos das variedades floribunda, a planta pode produzir apenas uma flor por caule, como a híbrida de chá. Florescem durante toda a estação e devem ser podadas no fim do inverno ou início da primavera.
Mini-rosas
Em 2010, esta categoria só havia sido reconhecida pela American Rose Society. Mini-rosas são assim chamadas pelo tamanho de suas flores: os arbustos podem variar de 15 cm até 3,05 m. Mini-rosas, na verdade, são mais robustas do que as plantas maiores; seus caules são compactos e com poucos espinhos, as folhas são pequenas e as flores geralmente crescem em aglomerados de três a 100. Embora as mini-rosas ofereçam uma longa temporada de floração, suas flores geralmente não tem uma fragrância notável.
Mais Artigos
Plantas que se dão bem em locais secos e ensolarados →

Quais plantas fecham suas flores durante a noite?→

Diferenças entre a papoula-oriental e a papoula-dormideira→

Plantas trepadeiras perenes e de sombra→

Plantas perenes com flores parecidas com margaridas→

Diferenças entre as plantas Mandevilla e Dipladenia→

Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images