×
Loading ...

Rosas são mono ou dicotiledôneas?

A maioria das plantas divide-se em duas categorias principais: monocotiledôneas e dicotiledôneas. Ambos os tipos produzem folhas e flores, com caules, raízes e reprodução via pólen. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois tipos de famílias de plantas. Roseiras estão na família dicotiledônea.

A rosa é uma di-, e não monocotiledônea. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Monocotiledôneas

Se pegássemos uma seção transversal do caule da planta e olhássemos para ele, veríamos os feixes vasculares. Esses feixes são como as artérias da planta, transportando os nutrientes por toda ela. Em uma monocotiledônea, os feixes estão espalhados no caule. Apenas 10% das monocotiledôneas são lenhosas. Uma maneira fácil de reconhecer uma monocotiledônea é observar a forma como ela cresce. Monocotiledôneas crescem para cima, em vez de para os lados. Exemplos de monocotiledôneas incluem bambu, orquídeas, plantas de bulbo, grama e palmeiras.

Loading...

Dicotiledôneas

Os feixes vasculares de dicotiledôneas dispõem-se em um anel perfeito perto do lado de fora do caule. Cerca de metade das espécies dicotiledôneas são lenhosas. As pétalas são outra forma de distinguir uma dicotiledônea de uma monocotiledônea. A primeira tem grupos de quatro ou cinco flores, enquanto que a segunda têm apenas três.

Rosas

As rosas são dicotiledôneas e pertencem à mesma família que outras dicotiledôneas importantes, como ameixas, framboesas, maçãs e cerejas. Esta família é chamada de Rosáceas. Essas flores têm aparência semelhante, geralmente brancas, com cinco pétalas, com exceção da rosa, que tem muitas pétalas. A rosa, como seus parentes próximos, também é uma planta frutífera e produz frutos utilizados em chá. Há mais de cem espécies de rosas no mundo.

Outras dicotiledôneas

Dicotiledôneas crescem se espalhando, em vez de crescerem para cima, outra indicação de que roseiras estão incluídas na família dicotiledônea. Outros exemplos incluem videiras, margaridas, cactos e a maioria das árvores frutíferas. A maioria das dicotiledôneas é compatível com outras silvestres, frequentemente crescendo perto umas das outras. Ervas como a hortelã estão incluídas na família dicotiledônea, assim como árvores de grande porte, como os carvalhos e o plátano.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...