Como codificar a pequisa qualitativa

••• notebook image by Victor M. from Fotolia.com

Para poder codificar a pesquisa qualitativa você se depara com a tarefa de quantificar dados subjetivos, o que significa converter uma pesquisa que consiste de observações subjetivas em um conjunto de dados objetivos. Em outras palavras, requer que você, primeiro, quantifique sua pesquisa qualitativa, para poder codificá-la. Resumindo, você usará números para interpretar as observações da pesquisa que não é baseada em números.

Seção um

Passo 1

stack of magazines #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com

Reúna os esboços pré-pesquisa, assim como suas notas de campo, resultados de perguntas de entrevistas ou questionários. Este artigo presume que você já tenha conduzido sua pesquisa e esteja buscando codificá-lo, com o propósito de apresentá-lo ou publicá-lo. Converter uma pesquisa qualitativa em resultados quantitativos é um processo caprichoso, é necessário garantir que sua teoria pré-pesquisa e metodologia estejam à mão para referência.

Passo 2

Berlin image by martin schmid from Fotolia.com

Quantifique e tabule seus resultados. Para poder codificar sua pesquisa qualitativa, você deve analisar seus dados subjetivos de um ponto de vista matemático. Se você estiver fazendo análise textual, isto pode envolver a simples contagem de quantas vezes uma certa palavra é listada - é mais fácil fazer isto utilizando um aplicativo de processamento de texto, mas pode ser feito à mão. Questionários são qualitativos, mas questões de múltipla escolha podem ser codificados pela porcentagem de respostas A, B, C, etc. As notas de campo podem ser codificadas encontrando observações objetivas comuns que você fez, por exemplo, "Os compradores que eu observei na Tesco pareciam ter mais pressa que aqueles na Asda" podem ser codificadas como 1, representando um passo lento nas compras, 2 representando uma passo mais rápido e assim por diante. Seus resultados numerados irão constituir os dados que você irá codificar. A tabulação é simplesmente compilar todos os dados juntos.

Passo 3

business image by Szymon Apanowicz from Fotolia.com

Digite os resultados das planilhas. Você deve ter pelo menos 15 resultados ou não deveria pensar sobre "codificar" qualquer coisa, com a exceção de um estudo de caso no qual os 15 resultados viriam da pesquisa a respeito deste caso em específico, a cada quinze varáveis de um subponto do objeto do seu estudo. Os resultados devem ser colocados com os nomes dos temas associados com os dado em um eixo (linha do cabeçalho da planilha) e os resultados numéricos pertencentes aos temas em outro eixo (coluna do cabeçalho da planilha).

Passo 4

histogramme image by Danielle Bonardelle from Fotolia.com

Controle todas as variáveis que forem possíveis, por exemplo, idade, raça, sexo, etc. e codifique seus dados qualitativos nas colunas subsequentes. A codificação dos dados qualitativos requer que você liste os dados quantitativos que serão tediosos mas, entretanto, também podem responder a questão da sua pesquisa melhor do que a sua hipótese em relação aos seus dados qualitativos. Portanto enquanto as suas linhas tiverem apenas um tipo de dados, por exemplo, o nome de alguém, o cabeçalho de uma coluna pode conter variáveis que não constituem seus dados qualitativos, mas que representam o "grupo de controle." A codificação dos dados qualitativos sem os dados quantitativos não é uma boa prática de pesquisa, pois ela não apresenta controles e pode invalidar os achados da sua pesquisa.

Passo 5

Negotiations image by amlet from Fotolia.com

Nomeie a categoria, no cabeçalho da coluna, com uma palavra que capture a essência daquilo que está sendo mensurado. É aqui que você vai necessitar da sua teoria pré-pesquisa e notas da metodologia. Para dados empíricos, tais como "idade," obviamente você vai apenas colocar a idade, mas para algo como "gênero", que não é o mesmo que "sexo," você não pode apenas usar a palavra gênero, pois o conjunto de dados neste caso deveriam ser nomeados como algo que se relacione de alguma forma com aquilo que você mensurou na variável mais subjetiva do gênero. Por exemplo, "porcentagem masculina" falaria muito mais que apenas "masculino" ou "feminino" em termos de comparação estatística. Esta regra não se aplica se você estiver codificando as respostas de um questionário que apenas permite que o participante escolha entre duas respostas. Neste caso a codificação pode ser simplificada atribuindo dois números diferentes, por exemplo, 1 e 2.

Passo 6

chart background image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com

Organize seus resultados relativos à variável independente da sua hipótese. Isto irá afetar a disposição dos seus demonstrativos e gráficos, mas também dá a compreensão se a variável independente tiver alguma correlação com as variáveis dependentes. Você faz isto selecionando uma coluna que tenha o cabeçalho de todos os nomes correspondentes aos dados qualitativos codificados, indo em "Format" (Formatar) e selecionando os dados a ser organizados. Quando você tiver feito isso, estará pronto para criar os gráficos e demonstrativos e inserir seus dados qualitativos na sua apresentação ou artigo.

Mais recentes

×