Por que crescem cogumelos em vasos de plantas?

••• Plant image by Platinum Pictures from Fotolia.com

Você pode ter notado pequenos cogumelos amarelos brotando do solo de suas plantas domésticas. Estas plantas e os cogumelos preferem condições de cultivo semelhantes: ambiente quente, solo e ar úmidos. Embora não sejam bonitos, esses cogumelos, saprófitos, quebram a matéria orgânica, o que pode beneficiar a sua planta. Não há necessidade de removê-los, a não ser que eles corram o risco de serem ingeridos.

Um cogumelo é...

Um cogumelo é a estrutura reprodutora de um fungo, onde mantém todos os seus esporos. Localizado no solo, o micélio é o fungo que faz brotar os cogumelos. O chapéu amarelo do cogumelo é a saprófita que decompõe a matéria orgânica morta do solo.

Esses cogumelos são...

A Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, identifica que o cogumelo mais comum em plantas domésticas é o Lepiota lutea, também conhecido como cogumelo amarelo. Ele tem uma coloração amarelo-limão e mede entre 2 e 7 cm de altura, e seu chapéu tem entre 2 e 5 cm de largura. Ele pode crescer individualmente ou em grupos. Este tipo de cogumelo cresce o ano todo, mas é mais frequente em temperaturas quentes, quando as condições de temperatura e do solo são úmidas.

Como eles foram parar lá?

Provavelmente, o fungo surgiu na terra utilizada no vaso. Ele não é prejudicial, a menos que seja consumido, já que é venenoso. Não é necessário removê-lo, a não ser que esteja incomodando ou que você tema que alguma criança ou algum animal de estimação possa ingeri-lo .

Mate os esporos

Retire os chapéus dos cogumelos para remover a fonte de esporos reprodutivos e impedir sua propagação para outras plantas da casa. Você também pode tentar retirar 5 cm da camada externa do solo e substituí-la por um solo novo e limpo. Há chances de que os fungos voltem a crescer se você escolher esta última opção.

Mude as condições

Mude as condições do solo. Propicie um ambiente com menos umidade e calor. Saiba que embora este plano de ação possa tornar o ambiente menos propenso à aparição de cogumelos, ele também ameaça a saúde da planta, que exige condições de solo semelhantes às exigidas pelos cogumelos.

Mude o solo

Você pode tentar mudar o solo, mas é arriscado, já que há uma grande chance de estressar a raiz, pois ela não foi feita para ser retirada do solo. Se você optar por esta mudança, é necessário entender que também existe a possibilidade de que alguns fungos permaneçam nas raízes e se reproduzam no novo solo.

Mais recentes

×