Como cortar as folhas de uma begônia

••• begonia image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

As begônias são um produto com beleza natural e uma diversidade para o jardineiro amador, os amantes das flores e os paisagistas profissionais. Com mais de 1.000 espécies, uma folhagem de variedade deslumbrante e flores que enchem o espectro de cores, a begônia é uma das plantas perenes perfeitas. Como as begônias são tão resistentes, de fácil plantio e possuem muitas flores, requerem uma poda ocasional. A poda das flores e folhas é essencial para motivar novos crescimentos na planta e flores mais saudáveis.

Passo 1

Desfrute da beleza de suas begônias. O primeiro passo é o mais simples e agradável. Olhe de perto as plantas e examine quaisquer mudanças nas flores ou folhagem.

Passo 2

Examine sua begônia. Verifique a planta todos os dias, ou no mínimo, algumas vezes por semana para checar um novo crescimento. Geralmente, as begônias produzirão um novo crescimento a partir das pontas das folhas. Qualquer crescimento novo é facilmente exibido através de uma ponta afiada que se tornará uma folha nova.

Passo 3

Apare o novo crescimento. Pode parecer anátema para o jardineiro inexperiente, mas cortar o novo crescimento assegura que ele determine como a planta se desenvolve. Isso não significa que deve-se cortar todos os novos caules, mas apenas aqueles que provocarão na planta uma aparência selvagem ou desorganizada.

Passo 4

Pode as folhas, removendo as que estão descoloradas ou mortas. As begônias têm várias tonalidades e texturas na folhagem, mas também estão entre as plantas com folhas mortas e doentes mais fáceis de detectar, pois elas se destacam do resto da planta.

Passo 5

Use tesoura de poda. Não apenas belisque as folhas. Em vez disso, utilize a tesoura de poda para remover as folhas o mais próximo do caule possível.

Passo 6

Verifique frequentemente a planta. Depois da poda, cheque a begônia por alguns dias para ver se precisa repeti-la.

Mais recentes

×