Como fazer um collant

••• Ballet dancer 2 image by Rosamund Parkinson from Fotolia.com

Fazer um collant pode ser fácil e divertido. Fabricar seus próprios collants é econômico e, com um pouco de planejamento, o ajuste é garantido. Collants são usados ​​por ginastas, bailarinos e patinadores.

Passo 1

Escolha um molde para o collant. Alguns moldes são classificados como "fácil", "moderadamente difícil" e "avançado". Determine o tamanho, fazendo a correspondência de suas medidas do corpo com as que estão no rótulo do molde. Escolha um tecido como a lycra. Ele é de fácil execução e não requer tratamento especial.

Passo 2

Passe o papel do molde para remover rugas e linhas de dobra.

Passo 3

Prepare o seu tecido juntando as bordas e verificando se a costura está reta e uniforme. Alinhe as peças de acordo com as instruções do molde. Para um collant simples, sem mangas, deve haver apenas duas partes, uma dianteira e outra traseira. É uma boa ideia colocar pesos nos moldes porque eles asseguram que as peças não escorreguem ou se movam enquanto você estiver cortando o tecido. Marque os entalhes onde indicado (entalhes são usados para garantir que a peça tenha linhas retas e costura uniforme).

Passo 4

Verifique duas vezes se todas as peças estão corretas e alinhadas como indicado no molde. Cuidadosamente, junte as partes da frente e das costas usando os alfinetes para alinhar as costuras. Se for necessário revestimento, siga atentamente as instruções fornecidas com o seu molde.

Passo 5

Siga as instruções do seu molde para obter uma costura adequada. Onde estiver indicado elástico (normalmente na abertura para as pernas), terminar as bordas primeiro com um ziguezague ou ponto overloque, antes de colocar o elástico. Isto ajuda a proteger o seu collant e proporciona um bom acabamento. Se você estiver usando uma máquina de costura de ponto reto, certifique-se de remover os alfinetes quando for costurar. Se você estiver usando uma overloque, os alfinetes devem ser mantidos longe das lâminas. Se passar o overloque em um alfinete, você pode perder tempo e quebrar as lâminas de corte.

Passo 6

Experimente seu collant para um ajuste. Se você seguiu as instruções e utilizou a costura certa, você deve ter um ajuste adequado. No entanto, se você não está satisfeito com a forma e montou a peça com uma máquina convencional, primeiro, você pode usar um abridor de casas e remover, cuidadosamente, os pontos e voltar a costurar com outro aparelho de costura, se assim desejar. Algumas vezes, o comprimento do tronco é um problema e, para ajustá-lo, verifique as instruções no seu molde para o alongamento. Isto, geralmente, é encontrado atrás do molde, perto da cintura e é indicado como "alongar ou encurtar aqui". Se você usou uma overloque, pode usar a roupa como um teste e fazer o ajuste padrão para ele ou doá-lo para uma organização de caridade.

Passo 7

Faça a bainha se e quando indicado, usando um ponto overloque, caso esteja utilizando uma máquina desse tipo. Escolha a função agulha-dupla, deixe o ponto das bainhas alto, com um ponto comprido que funciona, suficientemente, para bainhas porque algum alongamento sempre é necessário.

Mais recentes

×