Como colocar algo em paralelo em uma protoboard

••• widerstand, resistor image by Sascha Zlatkov from Fotolia.com

Na eletrônica, existem dois tipos de circuitos: série e paralelo. Em circuitos em série, os componentes são unidos ponta a ponta de uma forma linear. Em circuitos paralelos, dois ou mais componentes estão ligados a um único ponto em uma extremidade e ligados a um único ponto da outra extremidade. A disposição é semelhante a uma ponte de duas pistas. Resistores são componentes que muitas vezes são colocados em paralelo e o processo requer apenas duas conexões. Usar uma placa de ensaio eletrônica (protoboard) para a tarefa é o ideal, porque a estrutura dos seus pontos de conexão, ou nós, presta-se à conexões paralelas.

Passo 1

Conecte uma extremidade de um fio de ponte (jumper) na ponta jacaré. Utilize alicates para enrolar o terminal desencapado do fio em volta do parafuso e aperte-o com uma chave de fenda. Conecte um segundo jumper em um jacaré da mesma maneira.

Passo 2

Fixe a ponta jacaré de um jumper em uma ponteira do multímetro digital. Fixe o jacaré da segunda ponte para a outra ponta do multímetro.

Passo 3

Localize a linha superior de nós na placa de ensaio. A linha é composta por duas seções horizontais de cinco nós que são rotulados como "A" a "E" e "F" até "J"

Passo 4

Insira a ponteira do multímetro no nó "A" da linha superior e a segunda ponteira do multímetro no nó "E" da linha superior da protoboard.

Passo 5

Ajuste o multímetro para medir a resistência (consulte o manual), colocando-o na configuração de mais baixa resistência, geralmente de 200 ohms.

Passo 6

Ligue o multímetro e observe o display. A leitura perto de zero indica que os cinco nós de "A" a "E" da linha superior estão todos ligados. Estes cinco nós serão um ponto de conexão para os resistores em paralelo.

Passo 7

Localize a décima linha a partir da parte superior da protoboard.

Passo 8

Insira a ponteira do multímetro no nó "A" e depois coloque a outra ponteira no nó "E". Ligue o multímetro, com a definição de resistência anterior, e observe a leitura de resistência quase zero. Estes cinco nós serão o segundo ponto de conexão para os resistores em paralelo.

Passo 9

Meça a resistência de um resistor de 1K, definindo o multímetro em 2K e pela colocação de uma ponteira em cada perna do resistor. Ele deverá ler cerca de 1K ou 1.000 ohms. Meça a outra resistência da mesma maneira.

Passo 10

Insira uma perna de uma resistência no nó "A" da linha superior. Introduza a outra perna do resistor no nó "A" da décima linha abaixo. O resistor agora ficará na posição vertical.

Passo 11

Insira uma perna do segundo resistor no nó "E" da linha superior e a outra perna no nó "E" da décima linha abaixo. A segunda resistência será agora vertical e as duas resistências devem estar paralelas uma à outra.

Passo 12

Insira a ponteira do multímetro no nó "C" da linha superior. Insira a outra ponteira no nó "C" da décima linha para baixo. Com o multímetro na configuração 2K, a leitura das resistências combinadas será de cerca de 500 ohms. Esse número indica que as resistências estão ligadas em paralelo.

Mais recentes

×