Como comer mexilhões de água doce

••• mussels image by citylights from Fotolia.com

Os mexilhões são uma ótima fonte de proteína e são mais magros que a carne, tornado-os benéficos para sua dieta. Quando cozidos, as conchas se abrem, facilitando o acesso à polpa comestível. Eles podem ser comidos vaporizados, dourados, assados ou grelhados. Como as ostras e as amêijoas, eles são servidos em suas conchas por cima de pratos de massas ou saladas, ou guarnecidos em meia concha como aperitivos.

Passo 1

Compre mexilhões de água doce de uma fonte que recolha-os legalmente e de águas sem poluição. Quando expostos ao ar, ele fecham sua conchas, por isso, qualquer mexilhão aberto exposto ao ar está morto. Compre-os vivos, certificando-se de que as conchas estão fechadas e não quebradas.

Passo 2

Descarte todo mexilhão que estiver aberto ou quebrado. Usando água fria, escove-os limpando toda a sujeira, cracas ou outras impurezas. Remova a barba — as saias peludas — de cada mexilhão, agarrando e puxando-as, ou com uma faca afiada.

Passo 3

Cozinhe os mexilhões em uma panela, no forno ou em uma grelha. Descarte qualquer concha fechada. Acrescente-os, com suas conchas, à sua sopa, salada ou linguine favorita.

Passo 4

Usando um garfo pequeno, raspe a carne do mexilhão de sua concha. Ele se soltará facilmente com um leve puxão do garfo. Descarte as conchas vazias.

Mais recentes

×